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Um estudo sobre a gestão da terceirização de serviços de tecnologia da informação baseados em modelos de governança

Cristofoli, Fulvio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2011-08-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um estudo sobre a gestão da terceirização de serviços de tecnologia da informação baseados em modelos de governança
  • Autor: Cristofoli, Fulvio
  • Orientador: Prado, Edmir Parada Vasques; Takaoka, Hiroo
  • Assuntos: Gestão Do Fornecimento; Tecnologia Da Informação; Terceirização; Information Technology; Outsourcing; Supply Management
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é o de avaliar a gestão da terceirização de serviços de tecnologia da informação (TI) baseados nas práticas de governança de TI (GTI) por meio de revisão bibliográfica e pesquisa quantitativa em organizações brasileiras. Diversas organizações enfrentam dificuldades na gestão dos serviços terceirizados e por essa razão adotam práticas recomendadas por diversos modelos de GTI. O estudo sobre a natureza da relação entre as práticas recomendadas de gestão de TI e seus resultados partiu da análise de 37 modelos de governança, sendo 15 específicos de GTI, dos quais três modelos foram escolhidos – CObIT vs.4.1, eSCM-CL vs.1.1 e ITIL vs.3 – por representarem quase que a totalidade de processos e ações práticas de todos os outros modelos relacionados à GTI. O instrumento foi aplicado junto a 299 gestores de TI de empresas de grande e médio porte dos setores industrial, comercial e de serviços da Região Metropolitana de São Paulo, sendo realizadas análise fatorial exploratória e análise confirmatória por meio de modelagem de equações estruturais estimados por PLS (Partial Least Square). O instrumento final contém 43 itens que ficaram distribuídos em sete fatores, a saber: estratégias de serviços, operações de serviços, monitoramentos de serviços, desenvolvimento do fornecedor, trabalho tecnológico, satisfação e melhoria nos processos de negócio. Esses fatores agrupam-se em duas dimensões – práticas recomendadas e resultados esperados. A pesquisa evidencia que grande parte das organizações utiliza modelos de GTI, sendo as de grande porte sua maior parte e com predominância do modelo ITIL. Podê-se observar ainda, que os melhores resultados obtidos pelas organizações, estão associados à adoção de contratos formais detalhados com uso de service level agreement, aumentando seu foco na área de atuação em função da terceirização de serviços de TI. A expectativa era a de que a adoção de práticas recomendadas de modelos de GTI contribuísse significativamente no resultado da terceirização de serviços de TI, entretanto, isto não ficou caracterizado. A complexidade que envolve a adoção de práticas recomendadas e seus resultados leva-nos a refletir e a apontar outros aspectos que podem estar relacionados a fim de se obter resultados mais significativos da gestão da terceirização de serviços de TI.
  • DOI: 10.11606/T.12.2011.tde-18102011-185259
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2011-08-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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