skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Formação docente na pós-graduação em saúde análise de uma experiência

Wanderlei Abadio de Oliveira Jorge Luiz da Silva; Neire Aparecida Machado Scarpini; Susana Inés Segura-Muñoz; Marta Angélica Iossi Silva; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 71, n. 6, p. 3115-3120, 2018

Brasília 2018

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2961424 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Formação docente na pós-graduação em saúde análise de uma experiência
  • Autor: Wanderlei Abadio de Oliveira
  • Jorge Luiz da Silva; Neire Aparecida Machado Scarpini; Susana Inés Segura-Muñoz; Marta Angélica Iossi Silva; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
  • Assuntos: ENSINO; ENFERMAGEM; PÓS-GRADUAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Prática Do Docente De Enfermagem; Desenvolvimento De Pessoal; Educação Em Enfermagem; Educação De Pós-Graduação Em Enfermagem; Teaching; Nursing Faculty Practice; Staff Development; Education, Nursing; Education, Nursing, Graduate; Enseñanza; Práctica Del Docente De Enfermería; Desarrollo De Personal; Educación En Enfermería; Educación De Postgrado En Enfermería
  • É parte de: Revista Brasileira de Enfermagem Brasília v. 71, n. 6, p. 3115-3120, 2018
  • Notas: Artigo publicado em periódico bilíngue: texto em inglês e português disponível on-line
  • Descrição: Objetivo: Analisar uma experiência de formação de professores para o ensino superior. Método: Trata-se de um relato descritivo sobre uma experiência no processo de formação docente na pós-graduação na Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi realizada uma atividade avaliativa para apreender as percepções e a experiência de 21 pós-graduandos que foram estagiários de um programa de aperfeiçoamento do ensino. Os dados foram analisados seguindo pressupostos da análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: Foram identifi cadas três categorias temáticas: 1) Conhecimentos necessários para a prática docente; 2) Rotinas e práticas da docência; 3) A essencialidade da tutoria. Considerações fi nais: Esse trabalho oferece uma abordagem crítica sobre o processo formativo de recursos humanos para o ensino superior na área da saúde, identifi cando potencialidades e desafi os. Seu caráter inovador reside na compreensão do trabalho pedagógico em articulação com a formação para a pesquisa na pós-graduação
    Objetivo: Analizar una experiencia de formación de profesores para la enseñanza superior. Método: Se trata de un relato descriptivo sobre una experiencia en el proceso de formación docente en el postgrado de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo. Se realizó una actividad evaluativa para aprehender las percepciones y la experiencia de 21 estudiantes de posgrado que fueron pasantes de un programa de perfeccionamiento de la enseñanza. Los datos fueron analizados siguiendo los supuestos del análisis de contenido, modalidad temática. Resultados: Se identifi caron tres categorías temáticas: 1) Conocimientos necesarios para la práctica docente; 2) Rutinas y prácticas de la docencia; 3) La esencialidad de la tutoría. Consideraciones fi nales: Este trabajo ofrece un enfoque crítico sobre el proceso formativo de recursos humanos para la enseñanza superior en el área de la salud, identificando potencialidades y desafíos. Su carácter innovador reside en la comprensión del trabajo pedagógico en articulación con la formación para la investigación en el posgrado
  • Editor: Brasília
  • Data de criação/publicação: 2018
  • Formato: p. 3115-3120.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.