skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Sistemas Hipermídia para o Ensino: Estendendo as Facilidades para o Tutor e o Estudante

Santos, Gustavo Henrique Rosalem Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 1997-05-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sistemas Hipermídia para o Ensino: Estendendo as Facilidades para o Tutor e o Estudante
  • Autor: Santos, Gustavo Henrique Rosalem Dos
  • Orientador: Nunes, Maria das Graças Volpe
  • Assuntos: Não Disponível; Not Available
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho discute o potencial e, principalmente, os problemas decorrentes do uso de sistemas hipermídia tradicionais (i.é redes de páginas manipuladas por browser) em aplicações de ensino & aprendizagem. Argumenta-se que um dos grandes problemas dos sistemas hipermídia consiste na usual falta de qualquer controle sobre a navegação do usuário, que pode refletir negativamente no processo de aprendizagem. O trâbalho propõe, e implementa no protótipo SASHE, o uso de recursos extremamente simples, como a associação de atributos aos nós do hiperdocumento, bem como a exploração da característica de aninhamento (ou composição) de nós, já usual nos modelos conceituais de hipermídia, para modelar aplicações hipermídia que atendam a algumas das necessidades tanto do autor quanto do estudante. Tais contribuições consistem em: a) oferecer mais recursos ao usuário-estudante, além das funções de controle; isto se dá através de um conjunto botões da interface para o acesso a informações contextuais, de controle e estratégicas (busca de nós alternativos de acordo com dificuldade associada e nó atual); b) oferecer mais recursos ao usuário-autor, no sentido de fornecer-lhe ferramentas de autoria de hiperdocumentos \"qualificados\" para aplicações no ensino (independente do domínio de conhecimento), bem como de possibilitar a criação de roteiros que imprimem uma forma de controle \"flexível\": ao selecionar cada nó que fará pafte de um roteiro, o autor pode definir um \"grau de liberdade\" associado, correspondente a um contexto da hierarquia que engloba aquele nó. O autor, ao definir os limites de \"fuga\" do roteiro, indica quais informações periféricas podem contribuir à leitura do estudante, sem interferirem negativamente nos objetivos do autor.
  • DOI: 10.11606/D.55.2018.tde-20032018-085616
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 1997-05-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.