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Ensino e Aprendizagem de Ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação.

Silva, Aparecida De Fátima Andrade Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2006-05-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensino e Aprendizagem de Ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação.
  • Autor: Silva, Aparecida De Fátima Andrade Da
  • Orientador: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
  • Assuntos: Aprendizagem; Ciências; Concepções; Ensino; Conceptions; Learning; Science; Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo teve como objetivo investigar a evolução de concepções sobre ensino e aprendizagem de Ciências de quatro alunas do Curso Normal Superior, futuras professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. As alunas tiveram oportunidades de vivenciar diferentes situações de ensino de ciências, como também refletir sobre alguns aspectos relacionados ao ensino de ciências, tais como: a existência de concepções espontâneas; o pensamento infantil, o papel das questões e o caráter social da construção do conhecimento científico; o papel da experimentação e do professor no ensino de Ciências como investigação. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, questões abertas, gravações das atividades em áudio e vídeo, e a elaboração de um planejamento de uma atividade de ensino de Ciências, durante um curso de extensão sobre ensino de ciências baseado no projeto \"ABC na Educação Científica - A Mão na Massa\". As análises foram feitas segundo duas perspectivas: as concepções das alunas a respeito da participação do aluno no processo de ensinoaprendizagem e a natureza da atividade proposta. A partir da análise dos vários depoimentos fornecidos, pôde-se perceber uma evolução conceitual gradual e significativa das alunas participantes, desde um modelo tradicional de ensino, ou seja, por transmissão-recepção, identificado nas concepções iniciais das alunas, a um modelo no qual o professor é um orientador e o ensino é feito através de atividades que facilitam a compreensão do fenômeno estudado. Esta concepção foi sendo questionada, à medida que elas próprias participavam de um processo em que podiam reconstruir seus conhecimentos através da interação com a professora-pesquisadora e entre elas. E, no final do curso, passaram a considerar a possibilidade de o aluno ser o centro do currículo, no sentido de poder expressar-se, participar e aprender, além de respeitar seus interesses, utilizando-os como temas organizadores para o processo de ensino-aprendizagem. Os planejamentos elaborados apresentaram importantes aspectos de uma abordagem sócio-construtivista, tais como: a consideração de idéias dos alunos; a utilização de experimentação por investigação dirigida. Entretanto, mesmo tendo demonstrado novos posicionamentos sobre o processo ensino-aprendizagem, as alunas revelaram algumas idéias inconsistentes e incoerentes, indicando a presença de outros fatores que podem estar influenciando a evolução de suas concepções.
  • DOI: 10.11606/D.81.2006.tde-29092015-145747
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2006-05-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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