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Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)

Alves, Caio Augusto Carvalho

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2016-06-20

Acesso online

  • Título:
    Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
  • Autor: Alves, Caio Augusto Carvalho
  • Orientador: Silva, Vivian Batista da
  • Assuntos: Didática E Prática De Ensino; Formação Docente; Políticas Educacionais; Saberes Docentes; Didatics And Teaching Practices; Educational Policies; Teachers Knowledge; Teachers Training
  • Descrição: Essa pesquisa investiga saberes docentes (TARDIF, 2014) construídos dentro de escolas da rede pública estadual de ensino de São Paulo diante das políticas implementadas pelo governo desde a década de 1980 até 2010. De que maneira os professores passaram a organizar seu trabalho em meio a medidas relativamente novas, como é o caso da organização dos ciclos, da implantação do ensino fundamental de nove anos e da progressão continuada? Percebe-se que, com essas medidas, experiências que historicamente a escola instituiu para lecionar precisaram ser revistas, o que pôde gerar algumas resistências e adaptações no dia a dia das escolas. Interessa conhecer e compreender tais modificações que, embora não comumente registradas em documentos, porque produzem efeitos significativos no trabalho dos professores e dos alunos. Assim, a pesquisa considera as relações entre as iniciativas de política levadas a efeito pelo Estado e o que se concretiza no cotidiano das salas de aula, enfatizando a construção de saberes docentes decorrente desse jogo de poderes. A pesquisa trabalha com as memórias de professores atuantes na rede. Entrevistamos professores que começaram a lecionar há quase trinta anos e que hoje estão em processo de aposentadoria, e professores com ingresso mais recente no magistério, posterior ao implemento de importantes políticas educacionais no período destacado. Tal como se quer, esse caminho evidencia as mudanças e permanências que, desde a década de 1980, têm sido vividas pelos professores quando trabalham ou trabalharam com seus alunos.
  • DOI: 10.11606/T.48.2017.tde-31102017-112431
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2016-06-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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