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Antropologia pela Educação. Notas por uma descolonização do pensamento

Malighetti, Roberto

Educação & sociedade, 2014-09, Vol.35 (128), p.843-856 [Periódico revisado por pares]

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes

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Citações Citado por
  • Título:
    Antropologia pela Educação. Notas por uma descolonização do pensamento
  • Autor: Malighetti, Roberto
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; L'identité ; La citoyenneté ; La décolonisation ; La violence ; Le multiculturalisme ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Educação & sociedade, 2014-09, Vol.35 (128), p.843-856
  • Descrição: O artigo analisa comparativamente os mecanismos do pensamento colonial e as suas resistências nas políticas públicas contemporâneas através das fragmentarias ideologias e práticas multiculturalistas. Mostra como agindo seletivamente sobre os mecanismos indenitários, promovem ações especiais e emergenciais que superam o Direito e fagocitam as contradições políticas e econômicas estruturais. Discute a centralidade dos grupos marginais para ultrapassar as epistemes dicotômicas de matriz colonial (identidade/alteridade, homogeneidade/diferença, hegemonia/subalternidade, centro/periferia, desenvolvimento/subdesenvolvimento). Convida a individuar como os povos colonizados e escravizados, migrantes e refugiados, prófugos e clandestinos, indígenas e indigentes possam articular a superação das dramáticas desigualdades socioeconômicas e da aquisição formal de direitos já definidos com a redefinição e o reconhecimento de novos direitos.
  • Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
  • Idioma: Português;Inglês

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