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Antropologia pela Educação. Notas por uma descolonização do pensamento
Malighetti, Roberto
Educação & sociedade, 2014-09, Vol.35 (128), p.843-856
[Periódico revisado por pares]
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
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Título:
Antropologia pela Educação. Notas por uma descolonização do pensamento
Autor:
Malighetti, Roberto
Assuntos:
EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH
;
L'identité
;
La citoyenneté
;
La décolonisation
;
La violence
;
Le multiculturalisme
;
SOCIOLOGY
É parte de:
Educação & sociedade, 2014-09, Vol.35 (128), p.843-856
Descrição:
O artigo analisa comparativamente os mecanismos do pensamento colonial e as suas resistências nas políticas públicas contemporâneas através das fragmentarias ideologias e práticas multiculturalistas. Mostra como agindo seletivamente sobre os mecanismos indenitários, promovem ações especiais e emergenciais que superam o Direito e fagocitam as contradições políticas e econômicas estruturais. Discute a centralidade dos grupos marginais para ultrapassar as epistemes dicotômicas de matriz colonial (identidade/alteridade, homogeneidade/diferença, hegemonia/subalternidade, centro/periferia, desenvolvimento/subdesenvolvimento). Convida a individuar como os povos colonizados e escravizados, migrantes e refugiados, prófugos e clandestinos, indígenas e indigentes possam articular a superação das dramáticas desigualdades socioeconômicas e da aquisição formal de direitos já definidos com a redefinição e o reconhecimento de novos direitos.
Editor:
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Idioma:
Português;Inglês
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