skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Nursing teachers in clinical training areas a phenomenological focus

Lorena Bettancourt Luz Angelica Muñoz; Míriam Aparecida Barbosa Merighi; Marcia Fernandes dos Santos

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 19, n. 3, p. 1197-1204, set./out. 2011

Ribeirão Preto 2011

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (MERIGHI, M. A. B. doc 64 )(Acessar)

  • Título:
    Nursing teachers in clinical training areas a phenomenological focus
  • Autor: Lorena Bettancourt
  • Luz Angelica Muñoz; Míriam Aparecida Barbosa Merighi; Marcia Fernandes dos Santos
  • Assuntos: ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO; PESQUISA QUALITATIVA
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 19, n. 3, p. 1197-1204, set./out. 2011
  • Notas: Disponível em: . Acesso em 04 nov. 2011
  • Descrição: No desenvolvimento das atividades teórico-práticas nos campos de prática clínica, o docente de enfermagem proporciona as bases necessárias para o desenvolvimento do futuro profissional. O objetivo proposto foi compreender a vivência dos docentes de enfermagem, junto aos estudantes de enfermagem, nos campos de prática clínica. Para isso, optou-se por metodologia qualitativa fenomenológica e, para fundamentar a análise dos dados, foi adotado o referencial filosófico de Martin Heidegger. Cinco docentes de uma universidade do Chile participaram do estudo. A análise possibilitou descobrir os seguintes temas: ser docente no hospital, a convivência com enfermeiras clínicas e ser docente no ensino do cuidado. O estudo demonstrou que a integração docente/assistencial é elemento construtivo e facilitador do processo ensino/aprendizagem, buscando a formação de profissionais da enfermagem que incorporem, na sua atuação, as bases de cuidado autêntico
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 1197-1204.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.