skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Vision de couleur dans la première année de vie; Visão de cores no primeiro ano de vida; Color vision in the first year of life
Ventura, Dora Fix
Psicologia USP; v. 18 n. 2 (2007); 83-97
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia 2007-06-01
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Vision de couleur dans la première année de vie; Visão de cores no primeiro ano de vida; Color vision in the first year of life
Autor:
Ventura, Dora Fix
Assuntos:
Discriminação De Cores
;
Desenvolvimento
;
Bebês
;
Color Discrimination
;
Development
;
Infants
;
Discrimination De Couleur
;
Développement
;
Bébés
É parte de:
Psicologia USP; v. 18 n. 2 (2007); 83-97
Descrição:
Procedimentos comportamentais que permitem inferir capacidades sensoriais ou perceptuais em bebês e crianças baseiam-se, na sua maior parte, na descoberta seminal feita no fim da década de 1950 pelo psicólogo Robert Fantz. Desde o nascimento, há uma preferência do bebê por dirigir o olhar para estímulos complexos a fixá-lo em cenas monótonas. Baseado no novo conhecimento, o grupo liderado por Davida Teller na Universidade de Washington desenvolveu uma metodologia de avaliação psicofísica da visão em bebês, o que possibilitou grande avanço no estudo do desenvolvimento e da maturação de várias funções visuais básicas, como acuidade visual, visão de cores, visão de contrastes, estereopsia e visão de movimento. A presente revisão examina essa literatura, mostrando como é avaliada a visão em bebês e o que se conhece até o momento sobre a capacidade dos recém-nascidos de ver cores.
Les procédures comportementales qui permettent de juger les capacités sensorielles ou perceptuelles chez les bébés et les enfants sont fort basées sur la découverte du psychologue Robert Fantz, parue à la fin des années 1950. Dès la naissance les bébés préfèrent regarder les objets en mouvement plutôt que les scènes monotones. Le groupe de scientifi ques dirigé par le Professeur Davida Teller, à lUniversité de Washington, a développé une méthode d´évaluation psychophisique de la vision des bébés, ce qui a permis un avancement des études sur la maturation des fonctions visuelles. Une revue de la littérature nous permet de discuter cette méthode et d´aborder les connaissances actuelles sur la capacité de discrimination des couleurs chez les nouveau-nés.
Behavioral procedures that allow the estimation of sensory or perceptual abilities in infants and children are greatly based on the seminal discovery made in the 1950s by psychologist Robert Fantz that, given the choice, birth infants prefer to look at complex stimuli rather than to gaze at monotonous scenes. Based on the new discovery, the group of scientists led by Davida Teller, at the University of Washington, developed a methodology for psychophysical assessment of vision in babies that allowed a great advancement in the study of development and maturation of several basic visual functions, such as visual acuity, color vision, contrast sensitivity, stereoscopic vision, and vision of movement. The present review examines this literature showing how visual functions are assessed in babies and what has been learnt so far about the capacity to see color by the newborn.
Títulos relacionados:
https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41922/45590
Editor:
Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
Data de criação/publicação:
2007-06-01
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Revistas USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript