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Anti-bullying interventions in schools a systematic literature review

Jorge Luiz da Silva Wanderlei Abadio de Oliveira; Flávia Carvalho Malta de Mello; Luciane Sá de Andrade; Marina Rezende Bazon; Marta Angélica Iossi Silva

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro v. 22, n. 7, p. 2329-2340, 2017

Rio de Janeiro 2017

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2891350 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Anti-bullying interventions in schools a systematic literature review
  • Autor: Jorge Luiz da Silva
  • Wanderlei Abadio de Oliveira; Flávia Carvalho Malta de Mello; Luciane Sá de Andrade; Marina Rezende Bazon; Marta Angélica Iossi Silva
  • Assuntos: BULLYING -- REDUÇÃO; ESCOLAS; REVISÃO SISTEMÁTICA; Violência; Adolescente; Saúde Escolar; Violence; Adolescent; School Health
  • É parte de: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro v. 22, n. 7, p. 2329-2340, 2017
  • Notas: Artigo publicado em periódico bilíngue: texto em inglês e português disponível on-line
  • Descrição: Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções rigorosamente planejadas e avaliadas na redução do bullyin escolar. O levantamento dos artigos foi realizado em quatro bases de dados (Lilacs, Psycinfo, Scielo e Web of Science) orientado pela questão norteadora: Em relação ao bullyin, quais são as intervenções empreendidas para a sua redução nas escolas? Foram incluídos somente estudos do tipo caso-controle, com foco específico no bullyin escolar e sem recorte temporal. A qualidade metodológica das investigações foi avaliada por meio do check-list SIGN. No total, 18 artigos compuseram o corpus de análise da revisão e todos foram avaliados como de alta qualidade metodológica. As intervenções realizadas nos estudos revisados foram subdividas em quatro categorias: multidimensionais ou em toda a escola, treinamento de habilidades sociais, curriculares e informatizadas. A revisão sintetiza conhecimentos que podem ser utilizados para pensar práticas e programas de intervenção no Brasil, nas áreas da educação e da saúde, com caráter multiprofissional
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 2329-2340.
  • Idioma: Inglês

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