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Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos

Melissa Dazzani Maria Eunice Ribeiro Marcondes

2004

Localização: IF - Instituto de Física    (https://doi.org/10.11606/D.81.2004.tde-20072021-165617 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Uma experiência de avaliação da aprendizagem no ensino médio a participação dos alunos na reconstrução de seus conceitos químicos
  • Autor: Melissa Dazzani
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes
  • Assuntos: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINO; QUÍMICA; RECUPERAÇÃO ESCOLAR
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades Ensino de Ciência Modalidade Física, Química e Biologia (FE/IF/IQ/IB)
  • Descrição: Os alunos do ensino médio são submetidos a uma série de atividades durante o ano letivo, incluindo as provas, que são utilizadas para a avaliação da aprendizagem. Ao final de cada bimestre, uma nota é atribuida pelo professor e os alunos que não obtém o desempenho esperado são submetidos a uma nova prova para tentar recuperar essa nota. Frequentemente, o processo de avaliação e de recuperação tem como principal objetivo recuperar a nota do aluno e não os seus conhecimentos. A melhoria da nota obtida após a recuperação, nem sempre está relacionada com a aprendizagem efetiva dos conhecimentos revistos. Neste contexto, um método alternativo visando auxiliar na recuperação da aprendizagem dos conceitos de Química por parte dos alunos que apresentavam dificuldades foi desenvolvido e testado. O presente trabalho foi realizado com alunos do primeiro ano e do segundo ano do ensino médio de duas escolas localizadas na região metropolitana de São Paulo. Nesse processo, o aluno participa ativamente de seu aprendizado e toma consciência de seus erros e de suas dificuldades. O método proposto consiste no desenvolvimento de quatro etapas. A primeira tem como objetivo fazer o aluno perceber suas dificuldades. Na segunda etapa, o aluno recebe orientações de estudo do professor e é submetido a uma nova avaliação. Na terceira etapa, o aluno participa ativamente de seu aprendizado, discutindo concecitos de química. (CONTINUA)
    (CONTINUAÇÃO) Na quarta etapa, procurou-se verificar a eficiência desse processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem através da apresentação de questões para o aluno resolver um mês após a atividade. Os resultados obtidos indicaram que cerca de 60% dos alunos do 1º ano conseguiram recuperar seus conceitos, contra cerca de 30 % do 2º ano. A maior eficiência para os alunos do 1º ano pode ser explicada por não estarem acostumados com os processos convencionais de recuperação da escola, que visam somente a melhoria das notas. ) Em ambas as séries, os alunos mostraram um grande envolvimento com as atividades realizadas. O processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem desenvolvido neste trabalho mostrou-se mais eficiente do que os métodos anteriormente adotados. A aprendizagem deu-se de forma mais significativa e estudantes puderam reformular os conceitos de química que ainda apresentavam dificuldades.
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 113 p.
  • Idioma: Português

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