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OSCE uma estratégia no processo de ensino e aprendizagem para os cursos de graduação na área da saúde: uma revisão integrative

Cynthia Antonia Kallás Bachur Laurynês de Castro; José Alexandre Bachur; Eugênia Velludo Veiga

International Journal of Development Research [S.l.] v. 11, n. 3, p. 45211-452015, 2021

S.l. 2021

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3076929 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    OSCE uma estratégia no processo de ensino e aprendizagem para os cursos de graduação na área da saúde: uma revisão integrative
  • Autor: Cynthia Antonia Kallás Bachur
  • Laurynês de Castro; José Alexandre Bachur; Eugênia Velludo Veiga
  • Assuntos: EDUCAÇÃO; APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Osce
  • É parte de: International Journal of Development Research [S.l.] v. 11, n. 3, p. 45211-452015, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.37118/ijdr.21273.03.2021. Acesso em: 17 maio 2022
  • Descrição: Introdução: O Objective Structured Clinical Examination(OSCE) estimula a identificação de uma possível insuficiência no conhecimento em determinada área abordada e proporciona aos estudantes, oportunidades de melhorar suas aptidões e diminuir suas dificuldades.Objetivo: Analisar as evidências científicas sobre o processo ensino/aprendizagem a partir do método OSCEnos cursos de graduação na área da saúde. Métodos: Revisão integrativa da literatura, nas bases de dados: PubMed, SCIELO e LILACS. Os critérios de inclusão foram os idiomas português, inglês e espanhol; no período de2014 a 2019. Utilizou-se os descritores: educação (education); exame clinico objetivo estruturado (Objective Structured Clinical Examination - OSCE); aprendizagem (learning). Resultados: Foram encontrados 304 artigos e inclusos 14 artigos, publicados em 6 diferentes países. Quanto ao delineamento metodológico foram encontrados quantitativo (9), exploratório qualitativo (1), randomizado/controlado (2), coorte prospectivo (1) e coorte retrospectivo (1). Amostras de diversos estudantes, entre eles: 9 medicina, 2 odontologia, 1 enfermagem, 1 farmácia e 1 nutrição. Conclusões: Os achados indicam que o OSCE possui confiabilidade satisfatória, dentro do perfil de ensino-aprendizagem e pode ser um método útil para o processo avaliativo da formação dos estudantes da área da saúde
  • Editor: S.l.
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 45211-452015.
  • Idioma: Português

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