skip to main content

Efeitos da ingestão do ácido 2,4-diclorofenoxiacético sobre neurônios mioentéricos do duodeno de ratos (Rattus norvegicus)

Pereira, Ana Paula Castello

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia 2006-09-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Efeitos da ingestão do ácido 2,4-diclorofenoxiacético sobre neurônios mioentéricos do duodeno de ratos (Rattus norvegicus)
  • Autor: Pereira, Ana Paula Castello
  • Orientador: Souza, Romeu Rodrigues de
  • Assuntos: 2; 4-D; Herbicida; Plexo Mioentérico; Sistema Nervoso; 2; Herbicid; Myenteric Plexus; Nervous System
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O ácido 2,4 diclorofenoxiacético (2,4-D) é um herbicida amplamente utilizado na agricultura sendo moderadamente tóxico para os seres humanos e demais animais. Apresenta neurotoxicidade, mas seu mecanismo de ação no sistema nervoso não está totalmente esclarecido. Há indícios de que este herbicida atue nos neurônios serotoninérgicos e dopaminérgicos de maneira seletiva, mas não há estudos suficientes para afirmarem sua exata ação sobre o sistema nervoso periférico. Entre os efeitos advindos da intoxicação com 2,4-D estão manifestações gastrointestinais. O presente trabalho teve como objetivo verificar os efeitos da administração do 2,4-D diluído em água nos neurônios mioentéricos do duodeno de ratos. Para tanto, 36 ratos (Rattus norvegicus) foram separados em três grupos (n = 12): controle (C); tratamento com 2,5 μg/Kg de 2,4-D (B) e tratamento com 5 μg/Kg de 2,4-D (A). Após 15 dias de experimento, os animais foram anestesiados, eutanasiados e seus duodenos foram retirados. Os neurônios mioentéricos foram evidenciados por meio de preparados de membrana corados pelo método de Giemsa e pela técnica de evidenciação neuronal pela ação da NADH-diaforase. Estes preparados de membrana foram analisados ao microscópio de luz para contagem dos neurônios e através de programa computadorizado de análise de imagens foi feita a mensuração do perfil do corpo celular (PCC) desses neurônios. A análise quantitativa demonstrou diminuição no número de neurônios do duodeno nos animais que receberam 2,4-D, em ambas as técnicas (p<0,05). Predominaram nos três grupos de animais neurônios de tamanho entre 101 e 300μm2. A incidência de neurônios grandes (entre 301 e 600 µm2) foi significantemente maior (p<0,05) nos animais tratados com 2,4-D. Os resultados sugerem que o 2,4-D afeta o plexo mioentérico, sendo sua ação neurotóxica manifestada pela diminuição no número de neurônios e aumento no número de neurônios grandes.
  • DOI: 10.11606/D.10.2006.tde-21122006-085140
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Data de criação/publicação: 2006-09-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.