skip to main content

História de formação profissional docente: contexto de Educação Infantil em uma escola internacional

Oliveira, Monica Cabral

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-08-24

Acesso online

  • Título:
    História de formação profissional docente: contexto de Educação Infantil em uma escola internacional
  • Autor: Oliveira, Monica Cabral
  • Orientador: Rodrigues, Livia de Araujo Donnini
  • Assuntos: Conhecimento De Professores; Trajetórias De Formação Docente; Escolas Internacionais; Educação Infantil; Desenvolvimento Profissional; Early Childhood Education; Professional Development; Teacher Education Trajectories; Teacher Knowledge; International Schools
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação tem por objetivo narrar como duas professoras que exercem a profissão na Educação Infantil em escolas internacionais, inicialmente sem formação específica para o trabalho com crianças pequenas e bem pequenas, dão significado às suas experiências formativas. O estudo busca compreender como essas professoras constroem seu conhecimento docente a partir do que pensam, de seu olhar para as crianças, de sua experiência, de seus vínculos de trabalho e de sua prática e não necessariamente do que aprenderam em sua formação inicial. Tratase de sujeitos que, por serem fluentes em língua inglesa, iniciaram a atuação na Educação Infantil em escolas internacionais sem ter a Licenciatura em Pedagogia. Nesse sentido, há uma peculiaridade em seu processo de desenvolvimento profissional, na medida em que começaram primeiramente pela experiência direta com as crianças, e essa experiência as instigou a, em dois percursos bastante distintos, buscar formação que lhes propiciasse qualificação profissional. Interessanos, nesta dissertação, compreender o que levou as professoras a procurarem pela docência e narrar a singularidade de seus percursos formativos.
  • DOI: 10.11606/D.48.2023.tde-24102023-181550
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-08-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.