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Competências: significados para o ensino de Física

Paiva, Samuel Da Silva Nunes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2018-08-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Competências: significados para o ensino de Física
  • Autor: Paiva, Samuel Da Silva Nunes
  • Orientador: Kawamura, Maria Regina Dubeux
  • Assuntos: Competência Em Ensino; Currículo De Ensino Médio; Ensino Médio; Física; Competence In Teaching; High School; High School Curriculum; Physical
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As competências têm ocupado papel central em documentos que organizam o sistema de ensino brasileiro. Sua presença pode ser identificada em documentos oficiais, a partir de 1998, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o início do Exame Nacional do Ensino Médio. Nas últimas décadas, muitos materiais, sequências didáticas e cursos de formação têm procurado incluir, referências às competências, ainda que em âmbitos e formas diferenciados. Nesse quadro, o objetivo desse trabalho é identificar os sentidos que vêm sendo atribuídos a esse termo, tanto de forma geral, como com especial atenção ao Ensino de Física. Para isso, e tomando como hipótese que a diversidade de compreensões incluem diferentes âmbitos de ações, investigamos a questão em três espaços de análise: (i) as construções teóricas de quatro autores reconhecidos por darem atenção ao tema, a saber Philippe Perrenoud, Philippe Jonnaert, Antoni Zabala e Laia Arnau; (ii) a presença do termo em documentos oficiais e em desdobramentos das políticas educacionais a eles relacionados, como por exemplo livros didáticos e no sistema de avaliação; (iii) a compreensão de professores em relação ao trabalho por competências. Em cada âmbito, foram utilizadas diferentes estratégias, incluindo análise de discursos teóricos, análise documental e análise de questionários respondidos por professores, fazendo uso, em diversos momentos, da Análise de Conteúdo. Buscando sistematizar, os diferentes sentidos que emergiram a partir da investigação, foi possível perceber como evoluem as compreensões das competências, respeitando diferentes propósitos e valores educacionais. Entendemos que o quadro resultante dessas análises pode, eventualmente, contribuir para uma maior apropriação, por parte dos professores no desenvolvimento de suas práticas, e uma conscientização dos elementos envolvidos em discussões críticas sobre o tema.
  • DOI: 10.11606/D.81.2018.tde-23112018-143209
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2018-08-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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