skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
Moura, Patricia De
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2022-01-19
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Geração de energia e obtenção de água potável: uma proposta didática para discutir a conservação do planeta
Autor:
Moura, Patricia De
Orientador:
Minetto, Taitiâny Karita Bonzanini
Assuntos:
Água Potável
;
Material Didático
;
Energias Renováveis
;
Desenvolvimento Sustentável
;
Ciências Ambientais
;
Environmental Sciences
;
Potable Water
;
Renewable Energy
;
Sustainable Development
;
Teaching Material
Notas:
Mestrado Profissionalizante
Notas Locais:
Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais
Descrição:
Pensando em formas menos poluentes no que se refere à geração de energia e a obtenção de água potável, uma discussão bastante atual focaliza formas de suprir a necessidade de consumo energético e a produção sustentável, bem como um melhor aproveitamento da água. Tais questões podem estimular a organização de materiais didáticos sobre esses temas que promovam o ensino de conteúdos relacionados à área das Ciências Ambientais. Assim, o objetivo desse trabalho foi produzir e avaliar um Kit, enquanto material didático, voltado para o ensino de temas relacionados a geração energética e obtenção de água potável, para a educação básica, buscando responder a seguinte questão: De que forma um Kit didático sobre aproveitamento de energia solar, energia eólica e obtenção de água potável pode favorecer a transposição didática e o trabalho educativo em prol do desenvolvimento sustentável? O Kit em questão foi produzido com materiais de recicláveis, de baixo custo e apresenta atividades elaboradas a partir de resultados de pesquisas na área de estudo sobre geração de energia solar e eólica e obtenção de água potável por meio do processo de condensação, buscando relacionar pesquisa e ensino, realizando a transposição didática dos conceitos, ou seja, contempla modelos didáticos a partir de modelos de pesquisa, com o intuito de trazer para a sala de aula, didaticamente, resultados de pesquisas científicas de áreas como Física, Engenharia e outras, de forma interdisciplinar envolvendo, sobretudo, discussões sobre o desenvolvimento sustentável. A pesquisa envolveu a produção do Kit, e posterior avaliação, através de um questionário contendo uma ficha avaliativa, por dez professores das áreas de Ciências da Natureza, vinculados a Diretoria de Ensino de Piracicaba, SP e por um professor especialista na área de Física e Energia da Universidade de São Paulo. Os dados foram analisados qualitativamente e demonstraram que o Kit desenvolvido é capaz de favorecer a transposição didática e constituir um recurso de apoio para o desenvolvimento de atividades didáticas sobre as fontes renováveis de geração de energia e formas de obtenção de água potável, além de favorecer discussões que levem ao posicionamento crítico do aluno com relação ao desenvolvimento de uma sociedade baseada nos princípios da sustentabilidade. Após a avaliação do material, foi organizado, como produto, um folheto com orientações para a elaboração dos materiais presentes no Kit, viabilizando sua reprodução em diferentes contextos. Considera-se que trabalhar as temáticas Água e Energia, desde a educação básica, pode favorecer o desenvolvimento de uma sociedade mais preocupada com a valorização e o consumo consciente da água, bem como despertar o interesse nos alunos sobre a relevância da pesquisa científica e o estudo de novas formas de geração de energia menos impactantes ao meio. Assim, sugere-se como pesquisas futuras a aplicação e a avaliação do Kit com alunos da educação básica para verificação do uso do material em situações reais de ensino e as contribuições para a aprendizagem.
DOI:
10.11606/D.18.2022.tde-15032022-075559
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2022-01-19
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript