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As dimensões ambientais em teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza

Brandini-Souza, Sandra Regina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2013-12-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As dimensões ambientais em teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza
  • Autor: Brandini-Souza, Sandra Regina
  • Orientador: Matos, Mauricio dos Santos
  • Assuntos: Educação Ambiental; Formação De Professores; Meio Ambiente; Education Environment; Environmental; Teacher Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Analisou-se teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, defendidas no período de 1987 a 2011, buscando-se identificar a presença de dimensões ambientais (DA) e as principais características dessa produção. O corpus de análise foi definido a partir da recuperação e seleção de resumos de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da CAPES. O processo de recuperação foi realizado por meio do uso de combinações de palavras-chave que se mostraram representativas e com potencial para recuperação do conjunto de interesse. Após essa etapa, todos os resumos recuperados foram lidos e analisados, o que resultou na seleção final de um conjunto de 1042 resumos de teses e dissertações relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, como também de um subconjunto de 101 resumos (9,7%) que mostraram contemplar alguma DA. O procedimento de análise ocorreu em duas etapas. Na primeira, executou-se um estudo quantitativo, a partir da comparação de alguns descritores previamente definidos. Na segunda etapa, a partir da construção de categorias de análise, caracterizou-se as dimensões ambientais presentes nos resumos, apropriando-se da metodologia de análise de conteúdo, segundo Bardin (2010). Como resultado, observou-se uma tendência de crescimento tanto nas pesquisas relacionadas à formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, quanto em seu subconjunto que apresentou alguma DA. No entanto, observou-se que a DA apareceu nas pesquisas somente a partir de 1998, apresentando um crescimento irregular no período analisado, porém mostrando uma tendência de crescimento nos últimos três anos. O processo de categorização do subconjunto de 101 resumos resultou na identificação de dez categorias de análise que expressam as DA. No que diz respeito às DA encontradas a partir das dez categorias, constatou-se que os termos mais recorrentes no subconjunto são Meio Ambiente na categoria \"Conceito Ambiental\" e Educação Ambiental na categoria \"Campo/ Área de Conhecimento/Pesquisa de Caráter Ambiental\", sendo, portanto, as DA mais representativas no subconjunto de 101 teses e dissertações, sugerindo, a partir dos termos encontrados, a influência dos documentos oficiais e legislações que institucionalizam a Educação Ambiental de forma direta ou indireta em todos os níveis e modalidades de ensino. Conclui-se, portanto, que o campo de pesquisa sobre formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza também se apropria das discussões que vêm se apresentando nos principais eventos de Educação Ambiental no Brasil. Espera-se que este trabalho tenha contribuindo com os diversos mapeamentos que estão sendo realizados, tanto no campo de pesquisas sobre formação de professores de disciplinas da área de Ciências da Natureza, como no de Educação Ambiental.
  • DOI: 10.11606/D.81.2013.tde-28042014-204357
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2013-12-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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