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Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais.

Pereira, Newton Narciso

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2007-03-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um estudo sobre instalações propulsoras para empurradores fluviais.
  • Autor: Pereira, Newton Narciso
  • Orientador: Brinati, Hernani Luiz
  • Assuntos: Hidrovia Tietê-Paraná; Método Ahp; Instalações Propulsoras Diesel; Diesel-Elétrica E Com Azipod; Impacto Ambiental; Ahp Method; Environmental Impact; Diesel-Electric And With Azipod; Diesel Plant Propulsion; Tiete-Parana Waterway
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Naval e Oceânica
  • Descrição: Este trabalho está voltado para a avaliação de alternativas de instalação propulsora para o empurrador de comboios fluviais. Estes comboios devem atender o objetivo da Petrobras / Transpetro de transportar álcool e derivados de petróleo pela hidrovia Tietê-Paraná. São apresentados como elementos de subsídio para o trabalho um estudo da demanda de álcool combustível em âmbito mundial e os argumentos para seu uso, bem como da oferta brasileira do produto. Além disso, apresentam-se, de forma sucinta, as principais restrições da hidrovia Tietê-Paraná, que devem servir de base para o projeto do comboio, e as características dos comboios em operação na hidrovia, que transportam outras cargas. São apresentados os critérios estabelecidos para construção de comboios fluviais adaptados ao transporte de álcool e derivados de petróleo, segundo as exigências da Norman e das sociedades classificadoras. O trabalho apresenta também uma investigação sobre novas concepções de instalação propulsora para emprego no empurrador. Assim, para seleção da instalação propulsora do empurrador são consideradas três alternativas: a instalação Diesel, que é concepção empregada em todos os comboios da hidrovia, e duas instalações dieselelétrica, uma convencional e outra com sistema Azipod. São empregados como critérios de avaliação o custo operacional do comboio, o impacto ambiental produzido pela emissão de gases e a segurança de navegação do comboio. Como método de avaliação multi-criterial foi utilizado o método de análise hierárquica. Os resultados da avaliação indicaram uma preferência pela instalação propulsora Diesel.
  • DOI: 10.11606/D.3.2007.tde-12072007-191834
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2007-03-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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