skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Planejamento de ensino em enfermagem intenções educativas e as competências clínicas

Magda Cristina Queiróz Dell'Acqua Ana Maria Kazue Miyadahira; Cilene Aparecida Costardi Ide

Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 43, n. 2, p. 264-271, jun. 2009

São Paulo 2009

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (MIYADAHIRA, A. M. K. doc 19 )(Acessar)

  • Título:
    Planejamento de ensino em enfermagem intenções educativas e as competências clínicas
  • Autor: Magda Cristina Queiróz Dell'Acqua
  • Ana Maria Kazue Miyadahira; Cilene Aparecida Costardi Ide
  • Assuntos: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
  • É parte de: Revista da Escola de Enfermagem da USP São Paulo v. 43, n. 2, p. 264-271, jun. 2009
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2009
  • Descrição: Pensar a formação de enfermeiros pressupõe articular essa questão às expressões de referenciais teóricos, na perspectiva de uma vertente pedagógica que passe pelo construtivismo e por competências. O objetivo foi caracterizar, numa visão longitudinal, a constituição das competências assistenciais nos cursos de graduação em Enfermagem contidas nos Planos de Ensino. O estudo teve um caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Foi realizada uma análise documental dos 9 planos de ensino das disciplinas assistenciais da graduação. Os aspectos ético-legais foram garantidos, sendo os dados coletados após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados evidenciaram uma organização curricular centrada em disciplinas, mantendo lógicas internas aparentemente refratárias às organizações somativas. Daí emergem sinalizações de uma aprendizagem com vínculos pouco substantivos entre os conhecimentos prévios e a potencialização do julgamento crítico e do raciocínio clínico. Como proposta, o estudo trouxe reconsiderações para o processo de ensino-aprendizagem e a influência da concepção construtivista na proposição das competências clínicas.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 264-271.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.