skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Show Results with:
Qualquer
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Produção Intelectual da USP
Busca Simples
This feature requires javascript
A construção identitária de docentes formados na modalidade da educação a distância
Parrilla, Marlene Bíscolo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de
São
Paulo
; Faculdade de Educação 2023-03-16
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A construção identitária de docentes formados na modalidade da educação a distância
Autor:
Parrilla, Marlene Bíscolo
Orientador:
Silva, Maria de Lourdes Ramos da
Assuntos:
Formação Docente
;
Licenciaturas
;
Educação A Distância
;
Formação Continuada
;
Identidade Profissional Docente
;
Teacher Training
;
Continuing Education
;
Distance Education
;
Degrees
;
Teaching Professional Identity
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
A partir dos anos 1990, com a utilização da Internet na área educacional, começaram inúmeras discussões acerca das ações e programas mais adequados à modalidade da EaD no
Brasil
, por meio da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e com base nessas inovações, os cursos de licenciatura na modalidade Educação a Distância (EaD) se propagaram rapidamente, oferecidos principalmente por instituições de ensino privado. Assim, esta pesquisa analisa as implicações da formação docente na modalidade EaD, fundamentalmente no que se refere à identidade profissional docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, cuja coleta de dados se baseia na aplicação de questionário e entrevista realizada junto aos docentes
do
Ensino Fundamental da rede pública da cidade de
São
José dos Campos, município localizado na região
do
Vale
do
Paraíba no Estado de
São
Paulo
. Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e as respostas foram analisadas à luz de diversos teóricos, tais como: Dubar (2005), Hall (2006), Bauman (2005), Morgado (2011), Tardif (2002), Ciampa (1984), Belloni (2009), Flores (2011), Kenski (2003; 2013), Niskier (1999), Nóvoa (1991), Sacristán (1995), Silva (2007; 2008), Moore e Kearley (2007 e Gatti (2012; 2019), entre outros. Os resultados revelam que os sujeitos da pesquisa optaram pelos cursos de licenciatura à distância, movidos principalmente pela flexibilidade de horários, custos mais acessíveis e falta de tempo para realizar um curso presencial, já que a maioria precisa conciliar o emprego, os cuidados com a família e as exigências decorrentes do novo curso. A pesquisa também revelou que boa parte dos docentes optaram por investir na formação continuada na modalidade EaD, seja para cursar uma segunda licenciatura ou curso de pós-graduação, sempre com vistas a conciliar sua rotina de vida, trabalho e possibilidades financeiras. Entretanto, apontam alguns desafios nos cursos realizados em EaD, tais como as dificuldades de interação, de comunicação e a falta de feedback por parte dos tutores, professores e pelas instituições, bem como a necessidade de incluir nos cursos mais atividades práticas direcionadas. Por fim, os resultados evidenciam ainda que os saberes, a formação e a reconstrução da identidade dos docentes formados a distância envolvem um processo dinâmico e contínuo, com inúmeras interferências subjetivas e objetivas, com base nas possibilidades do contexto que os cercam.
DOI:
10.11606/T.48.2023.tde-26042023-124155
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de
São
Paulo
; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2023-03-16
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript