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Cidades de plástico e papelão o habitat informa dos moradores de rua em São Paulo, Los Angeles e Tóquio

Maria Cecília Loschiavo dos Santos

2003

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (711.13 Sa59ci ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Cidades de plástico e papelão o habitat informa dos moradores de rua em São Paulo, Los Angeles e Tóquio
  • Autor: Maria Cecília Loschiavo dos Santos
  • Assuntos: PAPELÃO (REAPROVEITAMENTO); PLÁSTICOS (REAPROVEITAMENTO); HABITAÇÃO (ASPECTOS SOCIAIS); PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA -- SÃO PAULO (SP) -- TÓQUIO -- ESTADOS UNIDOS; DESENHO INDUSTRIAL; LOS ANGELES (CA)
  • Notas: Tese (Livre Docência)
  • Descrição: A vasta literatura disponível hoje sobre o fenômeno dos moradores de rua discutiu ângulos importantes sobre o assunto, num amplo espectro, mas, apesar de sua urgente necessidade, há muito pouca pesquisa sobre o fenômeno do morador de rua e suas relações com a arquitetura e o design, bem como estudos comparativos. Esta tese é uma reflexão sobre a materialidade da cultura do morador de rua, o habitat informal por ele criado e seu impacto no ambiente urbano das cidades globais, São Paulo, Los Angeles e Tóquio. Embora por muito tempo a visibilidade do fenômeno do morador de rua tenha sido associada a cidades de Terceiro Mundo, onde com freqüência se observa seus arranjos informais, na última parte do século passado, as cidades de plástico e de papelão começaram a se manifestar nas grandes cidades em todo o mundo, expondo publicamente o status de miseráveis de um enorme número de moradores de rua. A cultura material do morador de rua em cada uma das três cidades possui seus componentes políticos, sociais e culturais próprios, mas em cada local, ela revela sua criatividade, engenhosidade e o design espontâneo. A materialidade da cultura do morador de rua foi construída do lixo de nossa cultura tecnológica e industrializada e o poder de suas bricolages impede um olhar desatento. Enfrentando a experiência de mergulhar nas sombras, nas profundezas da matéria que lhe permite a construção da frágil materialidade, movida pela necessidade de abrigo, o morador de rua transformou a nossa
    vida diária. ) Essa tese contém temas que só podem ser compreendidos através de um repensar do fenômeno do morador de rua no contexto da arquitetura, do design e dos estudos críticos. Ela está estruturada por um conjunto de questões, cada um dos quais enfoca aspectos complementares do habitat informal do morador de rua: 1) as culturas do desemprego: nomadismo, bricolages e resistência nas cidades globais; 2) a cidade dividida: o domiciliado e o morador de rua, o habitat informal, o design espontâneo e a vida cotidiana nas ruas de São Paulo, Los Angeles e Tóquio, a casa na rua, um lugar no mundo, o sentido e a produção da casa na rua. Finalmente, a última linha de análise complementar refere-se à extensão da reutilizaçào de produtos e materiais descartados na cultura material do morador de rua. Através dessa reutilização, eles construiram seu habitat, as cidades de plástico e de papelão, que expressam sua criatividade e engenhosidade, bem como os moradores de rua e catadores de recicláveis produzem geração de renda. generated some income.Essa tese apresenta os resultados de pesquisa etnográfica nos acampamentos de São Paulo, Los Angeles and Tokyo, bem como justapõe imagens dos habitats informais tiradas nas três cidades, oferecendo um diálogo visual e uma interpretação comparativa da cultura material e da identidade do morador de rua
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 145 p.
  • Idioma: Português

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