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Educação pública falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade?

Elias Pereira Marques Maria Cecília Focesi Pelicioni; Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira

Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano São Paulo v. 17, n. 3, p. 8-20, set.-dez. 2007

São Paulo 2007

Acesso online

  • Título:
    Educação pública falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade?
  • Autor: Elias Pereira Marques
  • Maria Cecília Focesi Pelicioni; Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira
  • Assuntos: ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO MÉDIO; ENSINO PÚBLICO (QUALIDADE) -- BRASIL; PROMOÇÃO DA SAÚDE; PESQUISA QUALITATIVA
  • É parte de: Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano São Paulo v. 17, n. 3, p. 8-20, set.-dez. 2007
  • Descrição: A sociedade brasileira não dispõe de uma educação púbica de qualidade por não ser esta uma prioridade do poder público, por outro lado o poder público não a prioriza por não ser uma demanda da sociedade. Acredita-se que para legitimar qualquer diálogo e iniciativa no campo da educação precisa-se envolver os seus legítimos protagonistas, os professores. Realizou-se, desta forma, uma pesquisa + qualitativa com professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de São Paulo, buscando identificar, por meio de entrevistas semi-estruturadas, as suas representações sociais sobre o atual papel da escola pública e as iniciativas do poder público que buscam integrar áreas como a saúde e o meio ambiente no espaço escolar. No eixo de investigação aqui discutido, o poder público e a escola pública, constatou-se que o assistencialismo, a ineficiência de políticas públicas e o desconhecimento da escola pelos gestores públicos são evidências do descaso do Estado para o desenvolvimento de uma escola de qualidade, sendo esses alguns dos determinantes do descumprimento do papel da instituição escola. O professor tem se sentido cada vez mais impotente, desvalorizado e desinteressado pela educação pública. Assim, cabe à sociedade assumir sua responsabilidade diante do ensino público e ao poder público cabe não só compreender, mas, principalmente vivenciar a escola estabelecendo um diálogo verdadeiro e profundo com o professor, buscando, por meio da educação, uma
    transformação social sustentável baseada em valores humanos mais éticos e mais justos
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 8-20.
  • Idioma: Português

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