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Contribuições da Semântica Formal para o ensino de sentenças com o verbo de cópula "ser" em português
Amaro, Tainã ; Sanchez-Mendes, Luciana
Revista virtual de estudos da linguagem, 2021-09, Vol.19 (37), p.75
Lisbon: ReVel
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Título:
Contribuições da Semântica Formal para o ensino de sentenças com o verbo de cópula "ser" em português
Autor:
Amaro, Tainã
;
Sanchez-Mendes, Luciana
Assuntos:
Copulas
;
Formal semantics
;
Language textbooks
;
Learning
;
Metalanguage
;
Portuguese language
;
Predicate
;
Semantics
;
Sentences
;
Verbs
;
Word meaning
É parte de:
Revista virtual de estudos da linguagem, 2021-09, Vol.19 (37), p.75
Descrição:
O presente artigo tem por objetivo promover a descrição semântica de sentenças com o verbo de cópula ser e apresentar duas propostas de atividade para a reflexão sobre as sentenças em que é empregado. Para isso, fazemos um levantamento de como os conceitos e as definições do chamado predicado nominal estão presentes em algumas das principais gramáticas de língua portuguesa escritas nos séculos XX e XXI, a saber: Cunha (1980), Bechara (2009), Azeredo (2014), e no livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD): "Português: linguagens" (7° ano do ensino fundamental). Para o devido tratamento do significado das sentenças com predicação nominal com verbo ser, buscamos o apoio das contribuições da Semântica Formal (SF), especialmente de suas noções básicas fundamentadas na Filosofia Analítica, tais como predicação como operação de saturação e noções de sentido e referência de Frege (1892). Por questões didáticas, baseamos a discussão numa metalinguagem baseada em conjuntos (cf. descrição em Quadros-Gomes e Sanchez-Mendes 2018 para o português). Por fim, apresentamos duas propostas de atividade que visam propor uma forma alternativa para os estudos com esse verbo de cópula, considerando a reflexão semântica e com base na metodologia linguista ativa proposta em Pilati (2017).
Editor:
Lisbon: ReVel
Idioma:
Português
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