skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Jogo e linguagem: o papel do jogo na Educação a partir da virada linguística

Janeiro, Danilo Silvestre

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2020-07-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Jogo e linguagem: o papel do jogo na Educação a partir da virada linguística
  • Autor: Janeiro, Danilo Silvestre
  • Orientador: Machado, Nilson Jose
  • Assuntos: Brincadeira; Linguagem; Virada Linguística; Jogo; Gamificação; Gamification; Game; Linguistic Turn; Playing; Language
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho tem a intenção de questionar o lugar do jogo na Educação sem reduzi-lo aos seus efeitos, analisando o lúdico a partir de suas premissas e de seu funcionamento na linguagem. Para isso, parte da afirmação de Johan Huizinga de que o jogo é a origem da cultura, sugerindo que dentro de delimitações de regras, de espaço e de tempo, jogos estabelecem propostas autônomas capazes de gerar novos significados passíveis de serem apropriados pela cultura. Essa abordagem estabelece o jogo como um acontecimento na linguagem, iniciando uma linha de análise que levará a Gregory Bateson, autor que entende o jogo como uma estrutura linguística que envolve metalinguagem e metacomunicação para ressignificar os demais signos. Esses posicionamentos inserem-se dentro do recorte da virada linguística, uma concepção teórica que afirma a primazia das palavras sobre as coisas e engloba autores de diferentes áreas. Utilizando esta corrente de pensamento como fio condutor, torna-se possível recorrer a outros autores, como Ludwig Wittgenstein e George Spencer-Brown, para pensar as dificuldades de um uso utilitarista do jogo na Educação, os desafios da gamificação, a relação entre o jogo e o mundo que o cerca, e propor o lúdico como um lugar constante de experimentação, invenção, risco e compreensão das estruturas da linguagem.
  • DOI: 10.11606/D.48.2020.tde-18062021-101013
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2020-07-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.