skip to main content

Artéria torácica interna (mamária interna) estudo sob microscópio eltrônico de varredura

D Senday Richard Halti Cabral; Nadir Eunice Valverde Barbato de Prates; L V Décourt; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (3. 2001 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2001

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2001

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Artéria torácica interna (mamária interna) estudo sob microscópio eltrônico de varredura
  • Autor: D Senday
  • Richard Halti Cabral; Nadir Eunice Valverde Barbato de Prates; L V Décourt; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (3. 2001 São Paulo)
  • Assuntos: ANATOMIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2001
  • Descrição: A artéria torácica interna é o substituto arterial mais usado nas cirurgias de revascularização do miocárdio. Acredita-se que esta artéria possua uma relativa proteção contra processos ateroscleróticos. A análise detalhada da composicão da parede do vaso sob microscopia de luz, histomorfometria e microscopia eletrônica de varredura, poderá nos fornecer subsídios para a melhor compreensão da função desta artéria em condições normais. Propusemo-nos portanto estudar as artérias torácicas internas direita e esquerda, post-mortem, de um mesmo indivíduo, sem alterações macroscópicas visíveis, as quais foram fixadas na solução de Karnovsky e das quais foram retirados 3 segmentos que foram tratadas pelas técnicas habituais de microscopia eletrônica de varredura. A íntima no segmento proximal da a. torácica interna direita apresenta um aspecto de pregas paralelas e tortuosas semelhantes a troncos de árvore, que no segmento distal embricam-se como as telhas de um telhado e apresentam ainda neste segmento fenestrações. Na a. torácica interna esquerda as pregas apresentam-se menos tortuosas. Na lâmina subendotelial e entre as fibras musculares lisas da camada média dos segmentos estudados encontramos adipócitos, sugestivos de se tratarem das células espumosas (foam cells). Este achado demonstra que em nível ultraestrutural a a. torácica interna, de indivíduos considerados normais, apresenta alterações sugestivas de processo aterosclerótico
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 1 v. pôster 28.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.