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Mediação discursiva em aulas de ciências, motivos e sentidos no desenvolvimento profissional docente

Azevedo, Maria Nizete De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2013-06-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mediação discursiva em aulas de ciências, motivos e sentidos no desenvolvimento profissional docente
  • Autor: Azevedo, Maria Nizete De
  • Orientador: Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
  • Assuntos: Aprendizagem E Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino De Ciências Nos Anos Iniciais; Motivos E Sentidos Docentes; Formação De Professores; Mediação Discursiva; Teachers Education; Learning And Professional Development Of Teachers; First Years Science Teaching; Discourse Mediation; Teachers Motives And Meaning
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente pesquisa aborda como temática central o desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais de escolarização, relativo ao ensino de ciências. Desenvolveu-se em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, tendo como base uma formação contínua em serviço orientada pela realização de atividades investigativas de ensino. A partir de referenciais teóricos da perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento profissional é abordado como um processo desencadeado pela docência, concebida como atividade, e como tal, mediada por ações coletivas e colaborativas. Esta investigação problematiza a relação entre ensinar ciências e aprender a ensinar ciências, a partir da seguinte questão: o que a mediação discursiva docente pode mostrar sobre o trabalho docente e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais que ensinam ciências sob orientação investigativa? Trata-se de um estudo de caso, com aproximações à análise microgenética. A análise privilegia a atividade docente em sala de aula de uma das professoras do coletivo da escola, realizada mediante a configuração de suas mediações discursivas. Os resultados mostram o desenvolvimento profissional como um contínuo processo de realização de motivos e objetivos pelo professor, e de subsequentes atribuições de sentidos, potencializados por situações de aprendizagem oriundas de necessidades formativas que emergem do movimento dialógico discursivo em sala de aula. Conclui-se que o desenvolvimento profissional do professor está relacionado ao conteúdo de seus motivos e sentidos, à capacidade de reversibilidade dos modos de mediação por ele adotados para realizar os seus objetivos e à dimensão coletiva e colaborativa de sua docência. Desse modo, a pesquisa pode contribuir com reflexões no campo teórico/prático da formação de professores no ensino de ciências, não apenas por evidenciar realizações e necessidades docentes em sala de aula, mas por destacar a construção da docência na amplitude da práxis, como condição essencial para o desenvolvimento profissional.
  • DOI: 10.11606/T.48.2013.tde-18122014-103004
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2013-06-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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