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Ensaios em microeconomia do desenvolvimento: demografia, educação e mercado de trabalho

Mendes, Vinicius De Araujo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2017-06-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensaios em microeconomia do desenvolvimento: demografia, educação e mercado de trabalho
  • Autor: Mendes, Vinicius De Araujo
  • Orientador: Menezes Filho, Naercio Aquino
  • Assuntos: Demografia; Desenvolvimento Econômico; Econometria; Microeconomia; Demography; Econometrics; Economic Development; Microeconomics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo, dividido em três artigos, tem por objetivo analisar as contribuições da demografia, educação e mercado de trabalho no desenvolvimento brasileiro ao longo do século XX. Os três artigos estão encadeados em uma sequência temporal tal que o primeiro artigo concentra-se na transição demográfica brasileira para as coortes nascidas entre 1890 e 1960. O segundo artigo preocupa-se em entender como os efeitos da transição demográfica são absorvidos pelas novas coortes e seu efeito na taxa de matrícula. O terceiro artigo investiga como as coortes mais jovens, com mais capital humano, mudam a oferta relativa da economia e este processo impacta os salários relativos por grupos de qualificação. No primeiro artigo, os microdados dos Censos demográficos foram utilizados na investigação usando variáveis de educação, localidade e coorte de nascimento. Uma vez controlando por coorte e localidade, assumindo a hipótese que na localidade municipal as coortes são mais homogêneas quanto à exposição da oferta escolar, educação explicou aproximadamente 30% da queda da fecundidade. A simulação contrafactual evidenciou que caso não tivesse ocorrido o aumento da escolaridade das coortes, a transição demográfica seria mais lenta e gradual. No segundo artigo, dados da PNAD foram construídos para investigar a probabilidade de matrícula assumindo que a transição demográfica gera uma variação exógena no tamanho absoluto e no tamanho relativo das coortes. Os resultados evidenciaram que para as séries com maiores avanços na taxa de matrícula, diminuição do tamanho da coorte apresentou-se negativamente relacionada com a probabilidade de matrícula. Porém, a magnitude deste efeito não gerou mudanças significativas na simulação contrafactual e, para a primeira série do ensino fundamental, o avanço da escolaridade dos pais mostrou-se significativo. No terceiro artigo, dados da PNAD são utilizados para se investigar mudanças relativas no mercado de trabalho ocasionadas pela entrada de novas coortes com melhores indicadores educacionais. Os resultados apontam que mudanças na oferta relativa de grupos etários mais jovens conduziram a mudanças em seus salários relativos e as mudanças nos salários relativos de grupos etários mais velhos são explicadas por mudanças na oferta relativa agregada da economia. A simulação contrafactual demostrou que, caso não houvesse mudança na oferta relativa da economia, os salários de qualificados em relação a não qualificados apresentaria tendência crescente entre 1981 e 2013.
  • DOI: 10.11606/T.12.2017.tde-28062017-153318
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2017-06-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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