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Tramas da tecnologia: etnoarqueologia da variabilidade dos trançados dos povos do Mapuera

Rodrigues, Igor Morais Mariano

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia 2022-01-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Tramas da tecnologia: etnoarqueologia da variabilidade dos trançados dos povos do Mapuera
  • Autor: Rodrigues, Igor Morais Mariano
  • Orientador: Queiroz, Ruben Caixeta de; Silva, Fabiola Andrea
  • Assuntos: Tecnologias Perecíveis; Trançados; Etnoarqueologia; Povos Do Rio Mapuera; Povos Karib; Perishable Technologies; Basketry; Ethnoarchaeology; People Of Mapuera River; Cariban-Speaking Peoples
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Arqueologia
  • Descrição: Trançados são amplamente presentes e persistentes na vida de diversos povos ameríndios, proporcionando excelentes oportunidades para estudos sobre variabilidade artefatual. Entretanto, assim como as demais tecnologias perecíveis, os trançados são pouco estudados pela arqueologia e etnoarqueologia. O presente estudo etnoarqueológico, portanto, proporciona visibilidade e contribui para a produção de conhecimento sobre esse conjunto artefatual, tendo como foco os trançados dos povos do rio Mapuera, também conhecidos como Wai Wai, situados no noroeste do estado do Pará. A tese argumenta que a tecnologia dos trançados é composta por tramas sociais de conhecimentos humanos de vários povos (yana), cuja excelência produtiva requer negociar com (e absorver saberes de) outros seres e mundos, integrando aspectos pragmáticos, simbólicos, cosmológicos, ontológicos e históricos. Para isso, a pesquisa abordou: as técnicas de manufatura, incluindo a fabricação de pessoas artesãs habilidosas e interações com diferentes seres; os significados culturais que permeiam a produção e o uso dos trançados; critérios nativos de diferenciação e classificação desses artefatos; a formação das coleções etnográficas e suas possibilidades de uso enquanto documentos históricos; a variabilidade artefatual ao longo de um século, apontando continuidades e mudanças tecnológicas, e as principais razões disso. Ademais, apresenta-se reflexões sobre alguns conceitos arqueológicos, antropológicos e indígenas relacionados à materialidade, tecnologia e variabilidade artefatual. Diferentes escalas de análise de ensinoaprendizagem dos trançados são exploradas. Por fim, com um estudo comparativo de três classes de trançados feitos por diferentes povos falantes de língua Karib das guianas, apresentase um modelo para pensar como ideias, fluxos de conhecimentos e técnicas circulam por essa região, contribuindo assim para o debate em torno da padronização da cultura material e fronteiras identitárias em Arqueologia.
  • DOI: 10.11606/T.71.2022.tde-27032023-130913
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Data de criação/publicação: 2022-01-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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