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O novo paradigma produtivo e os parâmetros curriculares nacionais de Geografia

Soares, Marcos De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-02-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O novo paradigma produtivo e os parâmetros curriculares nacionais de Geografia
  • Autor: Soares, Marcos De Oliveira
  • Orientador: Pontuschka, Nidia Nacib
  • Assuntos: Reestruturação Produtiva; Competência; Currículo; Ensino De Geografia; Recontextualização; Parâmetros Curriculares Nacionais; Recontextualization; Productive Restructuration; National Curricular Parameters; Geography Teaching; Curriculum; Competence
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa trata das possíveis relações entre um novo paradigma produtivo e a proposta de currículo presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Geografia para o ensino fundamental. Novo paradigma produtivo construído pelo sistema do capital cuja materialização se apresenta entre outras formas de políticas neoliberais como as que conduziram reformas econômicas e educacionais e da reestruturação produtiva com mudanças na forma do produzir que imprime a necessidade de um novo trabalhador mais adaptado, apto, e multifuncional para essa nova forma de produzir e onde a constituição desse trabalhador tenha nas competências cognitivas de atributos individuais sua relação com o mundo do trabalho. O PCN se constitui como um currículo oficial do Estado brasileiro no bojo dessas reformas educacionais, construído a partir de elementos de recontextualização do discurso pedagógico caracterizando-se por um currículo por competências, cuja expressão para o ensino fundamental são os temas transversais. No caso da Geografia, o PCN critica uma abordagem marxista e salienta a fenomenologia como a metodologia científica mais adequada ao entendimento dos fatos geográficos. A fenomenologia constitui-se numa leitura filosófica da realidade, a partir da subjetividade dos sujeitos, onde o caráter individualista de leitura de mundo é bastante presente e forte. A partir do método dialético, relaciono esses elementos e defendo que reside nessa aproximação entre o currículo por competências e a proposta fenomenológica para a Geografia, uma possível relação do PCN de Geografia para o ensino fundamental e um novo paradigma produtivo.
  • DOI: 10.11606/T.8.2012.tde-17082012-102430
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-02-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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