skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Marketing de relacionamento entre fabricantes e varejistas

Edson Crescitelli Ana Akemi Ikeda

Revista de Gestão USP São Paulo v. 13, n. 2, p. 55-65, abr./jun. 2006

São Paulo 2006

Localização: FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária    (P-658 C122 )(Acessar)

  • Título:
    Marketing de relacionamento entre fabricantes e varejistas
  • Autor: Edson Crescitelli
  • Ana Akemi Ikeda
  • Assuntos: MARKETING DE RELACIONAMENTO; CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO; VAREJO
  • É parte de: Revista de Gestão USP São Paulo v. 13, n. 2, p. 55-65, abr./jun. 2006
  • Notas: Disponível em: https://www.revistas.usp.br/. Acesso em: 29 jul. 2022
  • Descrição: Para os fabricantes, o relacionamento com o canal de distribuição é uma atividade essencial, que se torna crítica em virtude da tendência de concentração do varejo em redes de grande porte. O uso do marketing de relacionamento junto a atacadistas e varejistas pode ser um instrumento valioso, desde que aplicado de forma adequada. O objetivo deste artigo é analisar as relações entre fabricantes e redes de varejo. A intenção é identificar em quais circunstâncias o marketing de relacionamento pode contribuir para a melhoria das relações e, conseqüentemente, potencializar o desempenho dos fabricantes. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre marketing de relacionamento e canais de distribuição, além de uma pesquisa de campo envolvendo entrevistas em profundidade com representantes de fabricantes e de redes varejistas do setor de eletrodomésticos. O estudo permite concluir que o marketing de relacionamento pode exercer influência positiva, contribuindo para a melhoria das relações entre fabricante e varejista, mas a efetividade de seus efeitos depende das condições em que ele é aplicado.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.