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Aprendizagem ativa em ótica geométrica: experimentos e demonstrações investigativas

Roberto, Edson Valentim

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física de São Carlos 2009-06-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aprendizagem ativa em ótica geométrica: experimentos e demonstrações investigativas
  • Autor: Roberto, Edson Valentim
  • Orientador: Catunda, Tomaz
  • Assuntos: Aprendizagem Ativa; Ensino De Física; Investigação Orientada; Laboratório De Ensino De Física; Ótica Geométrica; Active Learning; Geometrical Optics; Physics Laboratory Guide; Physics Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Atualmente existe, praticamente, um consenso entre os pesquisadores de Ensino de Física, de que a metodologia tradicional não é a mais efetiva por não promover um real engajamento dos estudantes durante o processo de ensino/aprendizagem. Muitos pesquisadores denominam Aprendizagem Ativa (AA), os métodos que requerem tal engajamento e as pesquisas indicam que esta abordagem é mais efetiva. Ou seja, verifica-se um aumento da compreensão dos conceitos básicos de Física. Entretanto, ainda há pouca aplicação de novas metodologias em sala de aula, tanto no ensino médio quanto no superior. No nosso entender, as atividades experimentais (de laboratório ou demonstração) são as mais adequadas para a aplicação de metodologias de AA. Entretanto, particularmente no Brasil, existe pouco material didático experimental disponível que utilize essa metodologia. Este trabalho visa sanar tal necessidade no campo da Ótica Geométrica, oferecendo uma série de roteiros comentados para experimentos e demonstrações interativas. Estes roteiros usam a idéia de investigação orientada onde se pretende que os conhecimentos prévios dos alunos sejam expostos e confrontados com os conceitos científicos. Este material foi aplicado a estudantes do ensino médio (escolas públicas) e do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do IFSC. Para a avaliação do mesmo foram realizados testes escritos e monitoramentos em sala de aula.
  • DOI: 10.11606/D.76.2009.tde-05072009-203744
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2009-06-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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