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A dança nos documentos curriculares federais: os anos finais do Ensino Fundamental nos PCN e na BNCC
Gonçalves, Solange De Araújo
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-02-09
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Título:
A dança nos documentos curriculares federais: os anos finais do Ensino Fundamental nos PCN e na BNCC
Autor:
Gonçalves, Solange De Araújo
Orientador:
Galian, Claudia Valentina Assumpção
Assuntos:
Dança
;
Arte
;
Conhecimento Escolar
;
Currículo
;
Educação Básica
;
Elementary School
;
Dance
;
Art
;
Curriculum
;
School Knowledge
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta pesquisa analisa em que medida e em quais bases se estabelecem diálogos entre documentos curriculares prescritos pelo governo federal para o ensino de dança no componente curricular de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental. Valendo-se de uma revisão de literatura sobre a dança no ensino escolar (2005 a 2020) que trouxe dados relevantes para a investigação e revelou escassez de discussões curriculares referenciadas em teorias críticas do currículo, que fundamentam esta pesquisa , este estudo se alinhou aos que compreendem a dança como conhecimento curricular. Circunscrita na dimensão da prescrição do currículo em processo, a investigação ancora-se em aportes teóricos acerca da função social da escola; do conceito de currículo e suas dimensões; da concepção de poder do conhecimento; e do ensino da dança no contexto escolar. Como método, foi adotada a análise documental, com posterior desenvolvimento da análise de conteúdo das fontes documentos curriculares oficiais (PCN, segunda versão e versão homologada da BNCC). O intuito foi o de relacionar as prescrições elaboradas em dois momentos distintos, identificando aproximações e distanciamentos quanto às seleções de conhecimentos de dança a serem abordados no Ensino Fundamental, bem como às bases em que essas seleções foram feitas. Como achados de pesquisa, verificou-se que as aproximações e os distanciamentos apontados para a dança na disciplina de Arte nem sempre seguiram um fluxo de movimento unidirecional ao longo dos documentos, o que trouxe ao diálogo a discussão a respeito dos conceitos de permanência e mudança proposta por Bourdieu. Também foram observados aspectos da versão homologada da BNCC com expressiva divergência em relação aos encontrados nos documentos anteriores, como enfraquecimento da valorização do conhecimento e de suas áreas específicas; defesa da interdisciplinaridade entre as linguagens artísticas e da aprendizagem por meio do desenvolvimento de competências; falta de clareza textual, dificultando a compreensão de alguns de seus fundamentos; supressões de conteúdos importantes para o conhecimento de si e do mundo. Esses aspectos se destacaram como pontos de atenção e exigiram um panorama dos contextos sociopolíticos em que cada um dos documentos foi elaborado, o que levou a uma observação mais verticalizada da análise que o campo acadêmico vem fazendo acerca das intrincadas relações entre Estado, Educação e iniciativa privada no Brasil desde a década de 1990. Verificou-se, portanto, que a prescrição ou a falta dela de alguns conhecimentos de dança na versão homologada da BNCC em alguma medida dialoga com a tendência crescente, apontada pela literatura, de um alinhamento da Educação a pressupostos, funcionamentos e interesses de corporações financeiras, o que enfraquece não só o ensino e a dança como área de conhecimento, mas também a formação escolar dos estudantes, constituindo um distanciamento em relação ao entendimento de função social da escola, currículo e conhecimento escolar concebido por esta pesquisa.
DOI:
10.11606/D.48.2023.tde-23022023-114555
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Data de criação/publicação:
2023-02-09
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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