skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Aplicação do eye-tracker na investigação do controle motor

E. Morya Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud; Adhemar Petri-Filho; C. H Morimoto; T. S Barcelos; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (4. 2005 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária, 2005

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2005

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Aplicação do eye-tracker na investigação do controle motor
  • Autor: E. Morya
  • Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud; Adhemar Petri-Filho; C. H Morimoto; T. S Barcelos; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas (4. 2005 São Paulo)
  • Assuntos: FISIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária, 2005
  • Notas: Disponível apenas em CD-ROM
  • Descrição: Objetivo: Investigar o efeito de estratégias de busca visual sobre o controle do movimento por meio do desenvolvimento de um rastreador de olhar em colaboração com o Departamento de Ciência da Computação do IME-USP. Métodos e Resultados: O equipamento desenvolvido utiliza uma câmera CCD B/W de 60Hz, iluminação por infravermelho e um programa de aquisição de rastreamento do olhar num microcomputador com Fedora4. Os voluntários são posicionados a 60cm de um monitor num apoio de fronte-mento enquanto têm o olhar monitorado durante os experimentos. Os resultados preliminares no contexto desta investigação evidenciam como ações podem ser guiadas por estímulos visuais em movimento, e qual o papel de deslocamentos da atenção visual na execução de tais tarefas. Em particular o "ponto de não-retorno", ou seja, o momento (antes da execução de um movimento) a partir do qual não é mais possível alterar uma ação, mesmo que pistas visuais indiquem que deveria haver uma alteração. Com um protocolo experimental que requer em tarefas de laboratório um controle motor semelhante ao necessário em situações esportivas, foi possível identificar deslocamento oculares involuntários que sugerem deslocamentos atencionais automáticos entre 350 e 600 ms antes da execução do movimento. Conclusão: Estes resultados podem estar relacionados com um fenômeno conhecido como "quiet eye", descrito na literatura como importante no desempenho de tarefas
    motoras no esporte de elite. A ligação entre "ponto de não-retorno" e "quiet eye" é inédita e, se confirmada em ulteriores experimentos, abre perspectivas não apenas na compreensão de mecanismos de controle motor, mas também na elaboração de técnicas de treinamento, de diagnóstico e de terapia, tanto no contexto esportivo como em outras situações da vida de todos os dias.
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: res. 231.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.