skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Análise sociolinguística de manuais didáticos para o ensino do italiano como língua portuguesa

Mordente, Olga Alejandra

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 1995-03-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise sociolinguística de manuais didáticos para o ensino do italiano como língua portuguesa
  • Autor: Mordente, Olga Alejandra
  • Orientador: Santos, Irenilde Pereira dos
  • Assuntos: Língua Italiana; Sociolinguística; Not Available
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Mediante o exame de seis manuais para o ensino de italiano para estrangeiros, analisamos os aspectos sociolingüísticos neles embutidos. Argumentamos que o ensino do italiano, no meio universitário brasileiro, deve ser bastante voltado a inquisição de uma compreensão da leitura e de uma competência da escrita. Analisamos, também, o valor dos temas dos textos didáticos, pretendendo relacioná-los com as necessidades, o interesse e a realidade do aluno. Nesse sentido, tentamos mostrar que uma boa interpretação dos aspectos positivos e negativo e essencial para o aprendizado de uma língua estrangeira. Partimos do pressuposto de que se deve ter mais cuidado na análise dos aspectos lexicais (como nas divergências semânticas) e dos gramaticais mais específicos (como no uso de artigo). Para solucionar esses problemas, propomos alguns requisitos para um curso de italiano cientifico e eficiente
  • DOI: 10.11606/T.8.1995.tde-07062023-113801
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 1995-03-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.