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Ressonâncias e dissonâncias entre perspectivas historiográficas e a história escolar

Riger, Flavia Gomes Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2016-11-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ressonâncias e dissonâncias entre perspectivas historiográficas e a história escolar
  • Autor: Riger, Flavia Gomes Da Silva
  • Orientador: Lopes, Katia Maria Abud
  • Assuntos: Ensino De História; Ensino Médio; Formação De Professores; Teoria Da História; História; Paradigmas Historiográficos; Teacher Formation; History Teaching; History; Historiographic Paradigms; High School; Theory Of History
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo teve por objetivos investigar a relação entre os paradigmas historiográficos, (Positivismo, Historicismo, Materialismo Histórico, Escola dos Annales) e o ensino de História, buscando identificar se, na História escolar, há predominância de um desses paradigmas. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa com aplicação de questionários a um total de 68 estudantes do Ensino Médio, em duas escolas estaduais da cidade de São Paulo. Pelas perguntas dos questionários busquei identificar quais concepções de História e de ensino de História permeiam o universo dos referidos estudantes. De modo mais específico, indaguei acerca de como definem o que é História; o que concebem como funções do historiador e do professor de História; qual a noção de data histórica; quais os conhecimentos históricos aprendidos e aqueles que gostariam de aprender e quais recursos metodológicos são utilizados pelos professores de História. A análise desse corpus documental foi realizada tendo como principal aporte teórico a coletânea de Teoria da História de José DAssunção Barros (2014a; 2014b; 2013; 2014c; 2012), tomando como foco a noção de acordes historiográficos. Tal noção sinaliza para a dificuldade de se cerrar autores e obras num único paradigma historiográfico, haja vista que as fronteiras entre concepções de História e métodos de pesquisa histórica são tênues. Ou seja, a análise historiográfica de Barros concebe ferramentas para que se possa identificar a existência de características do Positivismo no Historicismo mais conservador, assim como características do Historicismo renovado ou mesmo do Materialismo Histórico em proposições historiográficas da Escola dos Annales. Além disso, essa variedade de visões em relação à História provoca o enriquecimento teórico desse campo de conhecimento. Os resultados da pesquisa levam a ressaltar que, para além das proposições de Barros, centradas no campo da escrita da História, também no ensino de História, isto é, no universo de estudantes participantes desta pesquisa, coexistem diversas concepções de História. Sendo assim, é possível inferir que há uma inter-relação de diferentes paradigmas historiográficos no ensino de História e a noção de acordes historiográficos coube, também, para caracterizar o conhecimento histórico escolar.
  • DOI: 10.11606/T.48.2019.tde-16052019-150344
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2016-11-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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