skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A fotografia documental no museu de arte: dissonâncias e consonâncias

Campaneli, Juliana Okuda

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2012-10-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A fotografia documental no museu de arte: dissonâncias e consonâncias
  • Autor: Campaneli, Juliana Okuda
  • Orientador: Costa, Helouise Lima
  • Assuntos: Anos 1970; Pinacoteca Do Estado De São Paulo; Museus De Arte; Museu De Arte De São Paulo; Fotorreportagem; Fotografia Documental; Fotografia Brasileira; Exposições De Fotografia; Ensaio Fotográfico; Bienal De São Paulo; Art Museums; Photography Exhibitions; Photo-Essay; Photo Report; Brazilian Photography; Documentary Photography; The 1970s
  • Notas: Dissertação (Mestrado)-- Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo
    Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: Essa dissertação tem como objetivo principal identificar os mecanismos envolvidos na inserção da fotografia documental em museus de arte, durante a década de 1970, na cidade de São Paulo. São apresentados três estudos de caso sobre exposições fotográficas, de caráter temático, realizadas nesse período: A família Brasileira, realizada no Museu de Arte de São Paulo, em 1971; Xingu/Terra, parte integrante da 13ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1975; e Bom retiro e luz: um roteiro, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1976. A análise dos formatos das mostras e dos processos envolvidos em sua realização revelam dissonâncias e consonâncias entre os objetivos e interesses de seus proponentes e/ou realizadores. As exposições também são investigadas do ponto de vista das relações políticas da época, pois há a intenção de identificar as funções sociais adquiridas pela fotografia em seu processo de institucionalização.
  • DOI: 10.11606/D.93.2012.tde-04042013-092536
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2012-10-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.