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Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas

Cavalheiro, Constantino Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2007-09-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas
  • Autor: Cavalheiro, Constantino Rodrigues
  • Orientador: Ikeda, Ana Akemi
  • Assuntos: Universidade Corporativa; Treinamento De Pessoal; Educação À Distância; Gestão Do Conhecimento; Tecnologia Educacional; Trainning; Knowledgment Management; Educational Tecnology; Distance Education; Corporate University
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As aplicações dos conceitos: universidade corporativa, gestão do conhecimento e educação a distância ganham cada vez mais importância e estão cada vez mais presentes nas estratégias das grandes empresas. Nos últimos anos, muitos avanços ocorreram no setor de telecomunicações e nas tecnologias de informação. Acompanhando essa modernização, os cursos na modalidade e-learning estão cada vez mais bem elaborados, proporcionando mais interações entre os participantes e apresentando maiores taxas de conclusão. Apesar de toda essa evolução verifica-se, no entanto, que muitas empresas ainda falham na implementação dessa modalidade nos seus programas de treinamento. O objetivo desta pesquisa é analisar os fatores críticos para a implementação do e-learning nas empresas, verificando quais as principais ações que devem ser tomadas para garantir os resultados esperados. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa exploratória, mediante a técnica do estudo de caso. A coleta de dados foi feita por meio de observação participante, registros em arquivos, informações documentais e entrevistas, no primeiro semestre de 2007. Estudou-se uma empresa fornecedora de soluções de e-learning, inicialmente com a análise da inserção do e-learning no contexto do seu programa interno de treinamento. Num segundo momento, em proveito da experiência da sua equipe na comercialização e implementação dessas soluções e a visão de profissionais de empresas clientes, foi estudado o que elas têm feito para garantir a sua efetividade. A conclusão do trabalho apresenta sete processos que, se forem realizados com atenção e utilizarem os recursos necessários, possibilitarão que a implementação traga bons resultados. São estes os processos: o levantamento da necessidade de treinamento, a seleção dos fornecedores, a preparação para o lançamento, o envolvimento dos gestores, as ações de comunicação, o acompanhamento dos treinandos, a avaliação e a adaptação do programa de treinamento. Ao entender os cuidados que devem ser tomados em cada uma dessas fases, os gestores estarão preparados para fazer que o processo de implementação do e-learning traga para a empresa os benefícios esperados.
  • DOI: 10.11606/D.12.2007.tde-19102007-104421
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2007-09-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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