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Teatro e transformações sociais: arte e política semeando a cena periférica

Ulian, Eduardo Salles

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2016-09-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Teatro e transformações sociais: arte e política semeando a cena periférica
  • Autor: Ulian, Eduardo Salles
  • Orientador: Aulicino, Madalena Pedroso
  • Assuntos: Comunidade; Periferia; Teatro; Política; Resistência; Community; Resistance; Politics; Periphery; Theater
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A arte é resultado do desenvolvimento histórico-social e sempre esteve ligada às transformações sociais de modo geral. Compreender esse processo de formação e seus desdobramentos é de fundamental importância para entender como e quais os caminhos a arte dramática tem trilhado em cada tempo histórico. E mais, como essas mudanças tem, de certa forma, impulsionado novas formas de expressão em um contexto internacional marcado pelo aprofundamento das políticas neoliberais, os avanços da chamada globalização e a consecutiva disputa por discursos e espaços de representação a partir das periferias. Dentre esses grupos protagonistas que lutam por reconhecimento, o movimento teatral tem se posicionado de maneira contundente na busca por espaços e afirmação das identidades periféricas. No entanto, o teatro em comunidade tem suscitado grandes interesses, em especial, na América Latina onde tem ampliado as perspectivas dos grupos e coletivos teatrais e das comunidades a partir da ideia de empoderamento, da justiça social e do trabalho em rede. É a partir desse universo, do desenvolvimento histórico-social do teatro, suas transformações e a consecutiva apropriação dos grupos das regiões periféricas das cidades diante de uma prática denominada teatro em comunidade que nos debruçamos para tentar explicar o importante caráter desse trabalho realizado nas periferias das cidades da América Latina. Direcionando esse olhar para a periferia da Cidade de São Paulo, no bairro Cidade Tiradentes para o grupo Pombas Urbanas, suas histórias e suas ações, procurou-se apresentar, ao longo desse processo, as transformações significativas que ocorreram na forma-teatro ao longo de sua trajetória, os possíveis desdobramentos na busca por uma concepção estética até o surgimento da prática de Teatro em Comunidade. O contato do Pombas Urbanas com essa prática e os resultados obtidos nos últimos anos, tendo como ponto de partida uma contextualização radical à luz das teorias dos Estudos Culturais e do pensamento crítico latino-americano, buscou-se compreender de que forma a atuação na periferia, a partir da prática de teatro em comunidade, pode operar transformações sociais significativas
  • DOI: 10.11606/D.100.2016.tde-30112016-131639
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2016-09-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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