skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

The itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967); A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)

Madeira, Angélica

Tempo Social; v. 14 n. 2 (2002); 187-207

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2002-10-01

Acesso online

  • Título:
    The itinerancy of artists: the construction of the visual arts field in Brasília (1958-1967); A Itinerância dos artistas: a construção do campo das artes visuais em Brasília (1958-1967)
  • Autor: Madeira, Angélica
  • Assuntos: Arte E Política; Modernização; Concretismo; Art And Politics; Modernization; Concretism
  • É parte de: Tempo Social; v. 14 n. 2 (2002); 187-207
  • Descrição: Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.
    This article presents the first results of a research which aims at mapping and analyzing the construction and the consolidation of the field of the visual arts in Brasília. The whole project is divided into three significant moments of the city's history: the fifties, when the rationalist model in architecture and urban design, and concretism in the field of the arts became hegemonic; the late sixties, when conceptualism was strongly affirmed on the Brazilian art scene; and finally, the two last decades, which brought big changes to patronage and to art market strategies. The article also punctuate some theoretical and methodological remarks.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12389/14166
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2002-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.