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Incursão diagnóstica visando a sensibilização e o engajamento um estudo de caso sobre a introdução de sistemas agroflorestais biodiversos orientados pela sucessão natural

Maurício Marcon Marcos Sorrentino

2002

Localização: IGC - Instituto de Geociências    (T M321 M.i )(Acessar)

  • Título:
    Incursão diagnóstica visando a sensibilização e o engajamento um estudo de caso sobre a introdução de sistemas agroflorestais biodiversos orientados pela sucessão natural
  • Autor: Maurício Marcon
  • Marcos Sorrentino
  • Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; AGRICULTURA; FLORESTAS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades Ciências Ambiental - USP (Todas Unidades em Ciência Ambiental)
  • Descrição: Esta pesquisa é um estudo de caso sobre sensibilização e engajamento de agricultores familiares na adoção de agroflorestas. É uma pesquisa de dimensão qualitativa que emprega como método a bricolagem. Procurou-se trabalhar com uma abordagem multirreferencial e adotar a postura etnográfica e clínica como uma ética de conduta. Para a coleta de dados foi usada a observação participante e realizadas entrevistas semiestruturadas e não estruturadas. Detectou-se quatro perspectivas principais que motivaram os agricultores estudados a se interessarem pela proposta: geração de renda, ideologia, conforto e motivações subjetivas. Com relação ao engajamento desses agricultores na implantação e manejo de agroflorestas e na atuação na construção coletiva da proposta agroflorestal no município estudado, identificou-se como fatores que o influenciaram: o pensar e o sentir dos promotores envolvidos com proposta; o núcleo familiar dos agricultores; suas redes de relações sociais e de parentesco; a qualidade política dos sujeitos; os ritmos dos envolvidos; o desejo de inovar; a iniciativa de ação; a dialogicidade; o sentimento de pertença; as relações dos agricultores com a Unidade de Conservação; a solidariedade entre os envolvidos; a forma de tomada de decisão e o desejo ou não de tomá-la; e a cosmovisão dos sujeitos. Como considerações para processos educacionais que objetivem a sensibilização e o engajamento de agricultores na adoção de agroflorestas, entende-se ser necessário que os
    técnicos atuem como educadores e não como extensionistas; que se abram permanentemente ao diálogo com outros promotores e dirijam o foco de suas atuações aos processos de ensino-aprendizagem e à constituição dos agricultores como sujeitos; que organizem para isso espaços de interlocução e fortaleçam os sujeitos para a caminhada rumo à construção de um desejo utópico de consolidação de um novo paradigma, cujas perspectivas fundantes são: ) a diversidade, a heterogeneidade, a complexidade, a dialogicidade, a participação, a flexibilização, a emancipação... a paz
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 217 p.
  • Idioma: Português

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