skip to main content

Análise da adaptação marginal de três cimentos endodônticos quando utilizados como tampões apicais

E. C. Consolmagno Fernando Accorsi Orosco; M. A. M Silva; Raquel Zanin Midena; Clóvis Monteiro Bramante; Norberti Bernardineli; Roberto Brandão Garcia; Ivaldo Gomes de Moraes; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (26. 2009 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 23, p. 257, res. PNd050, Sept. 2009. Supplement 1

São Paulo 2009

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Análise da adaptação marginal de três cimentos endodônticos quando utilizados como tampões apicais
  • Autor: E. C. Consolmagno
  • Fernando Accorsi Orosco; M. A. M Silva; Raquel Zanin Midena; Clóvis Monteiro Bramante; Norberti Bernardineli; Roberto Brandão Garcia; Ivaldo Gomes de Moraes; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (26. 2009 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: CIMENTOS ENDODONTICOS; CANAL RADICULAR; CIMENTO PORTLAND; AGREGADO DE TRIÓXIDO MINERAL
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 23, p. 257, res. PNd050, Sept. 2009. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Este trabalho teve como objetivo avaliar a adaptação marginal de tampões apicais confeccionados com três tipos de cimentos endodônticos em canais radiculares de dentes com os forames apicais ampliados. Noventa dentes unirradiculados e com apenas um canal, tiveram os canais instrumentados no sentido coroa-ápice, inicialmente, com brocas de Gates-Glidden, da número 5 até a número 1 e, em seguida, com limas tipo K, da número 50 até a número 90. Os dentes foram divididos em 3 grupos com 30 espécimes cada e então confeccionados tampões apicais com 5mm de espessura com os seguintes cimentos endodônticos: grupo 1 \2013 MTA (Agregado de Trióxido Mineral) Angelus® cinza; grupo 2 - CPM® (Cimento Portland Modificado) e grupo 3 \2013 MBPc (Cimento endodôntico cirúrgico à base de resina epóxica). Em seguida, os espécimes tiveram os canais obturados pela técnica da condensação lateral e permaneceram em estufa por 48 horas a 37 º C. Posteriormente, foram seccionados longitudinalmente, metalizadose levados ao MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura) obtendose fotomicrografias com aumentos de 35 e 150X. Para a análise da adaptação marginal, as fotomicrografias com aumento de 35X foram levadas ao software Image Tool 3.0 e, a mensuração da desadaptação foi feita de forma linear, medindo-se, em micrometros, a extensão da mesma. A análise estatística através dos testes de Kruskal-Wallis e de Dunn, com nível de significância de 5% (p < 0,05) mostrou que, em média, o cimento
    CPM® apresentou os melhores resultados, porém sem significância estatística
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 257, res. PNd050.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.