skip to main content

Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja

Pouey Vidal, Viviane

Revista Arqueologia Pública (Online), 2018-07, Vol.12 (1), p.14-29 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual de Campinas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Arqueologia experimental guarani na formação de professores(as) em ciências humanas: uma experiência na cidade missioneira de São Borja
  • Autor: Pouey Vidal, Viviane
  • Assuntos: Arqueologia experimental. Cerâmica Guarani. Formação de professores
  • É parte de: Revista Arqueologia Pública (Online), 2018-07, Vol.12 (1), p.14-29
  • Descrição: o presente artigo aborda as atividades de ensino-aprendizagem da História Indígena Guarani realizadas com os Professores(as) em Formação em Ciências Humanas na UNIPAMPA, Campus São Borja a partir da Arqueologia Experimental. O objetivo central das atividades realizadas foi colaborar com a formação inicial dos professores(as), que irão atuar na educação básica, bem como difundir a importância da  arqueologia nos espaços escolares. Nessa perspectiva,  aliou-se a teoria das componentes curriculares: Metodologia para o Ensino em Ciências Humanas; Educação e Identidade na Fronteira Oeste; Educação e Patrimônio  com as práticas de ensino e confecção de réplicas da cerâmica Guarani. As oficinas  interdisciplinares possibilitaram aos licenciandos(as) um maior contato com a história indígena, sua arte e cultura, bem como permitiram a criação de espaços pedagógicos para a produção de recursos didáticos.
  • Editor: Universidade Estadual de Campinas
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.