skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Associação entre diabetes, obesidade, fluxo salivar e perdas dentárias

Adriana R. Freitas A. C Sales Peres; F. J. P Andrade; M. C Sales Peres; Fábio D. C Aznar; Arsênio Sales Peres; C. R Passeri; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (30. 2013 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 27, p. 329, res. PNe235, Sept. 2013. Supplement 1

São Paulo 2013

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Associação entre diabetes, obesidade, fluxo salivar e perdas dentárias
  • Autor: Adriana R. Freitas
  • A. C Sales Peres; F. J. P Andrade; M. C Sales Peres; Fábio D. C Aznar; Arsênio Sales Peres; C. R Passeri; Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (30. 2013 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: DIABETES MELLITUS; OBESIDADE; SALIVA; PERDA DE DENTE
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 27, p. 329, res. PNe235, Sept. 2013. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O Diabetes Mellitus é uma das comorbidades associadas à obesidade e pode causar alterações nas condições bucais. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de diabetes em indivíduos com obesidade grau III e sua influência em indicadores antropométricos, fluxo salivar e perdas dentárias em pacientes adultos. Este estudo avaliou 80 pacientes obesos, analisados por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC), Relação Cintura-Quadril (RCQ), Fluxo Salivar e componente perdido do Índice CPOD (Kappa >0,94). Os níveis de glicose foram obtidos dos registros médicos dos pacientes. A saliva total foi coletada respeitando o ritmo circadiano (9-11h) e calculando o seu volume (mL/min). A análise dos dados utilizou Teste Qui-quadrado (p<0,05). A RCQ foi de 0,94 para homens e de 0,87 para mulheres, e o IMC médio foi de 46,6±7,9 kg/m². O alto risco para eventos cardiovasculares (RCQ) foi encontrado em 57,7% dos pacientes obesos e 25% da amostra apresentou diabetes. As perdas dentárias foram em média de 4,60 dentes sendo encontrada em 63,75% dos pacientes. Observou-se a presença de hipossalivação em 66% dos indivíduos. O diabetes esteve associado ao fluxo salivar e as perdas dentárias (p<0,05). Os pacientes diabéticos mostraram maior redução no fluxo salivar e maior perda dentária. Os indivíduos com obesidade grau III apresentaram alto risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, evidenciando a necessidade de atenção integral a estes pacientes de modo a promover melhora das condições de saúde geral e bucal.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 329, res. PNe235.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.