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PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS PRECEPTORIAS EM SAÚDE: PERCEPÇÃO E ADAPTAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS

Cicarelli, Karina ; Vieira, Camila Mugnai

Trabalho & educação, 2021-09, Vol.30 (2), p.121-139 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Minas Gerais

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  • Título:
    PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS PRECEPTORIAS EM SAÚDE: PERCEPÇÃO E ADAPTAÇÃO DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS
  • Autor: Cicarelli, Karina ; Vieira, Camila Mugnai
  • Assuntos: equipe multiprofissional ; preceptoria ; prática profissional
  • É parte de: Trabalho & educação, 2021-09, Vol.30 (2), p.121-139
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de residentes sobre o processo de ensino e aprendizagem em sua formação nos cenários de prática e sua adaptação ao mesmo. Participaram 25 residentes do 2º ano de 5 programas de residência multiprofissional de uma faculdade pública paulista, que responderam a um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema. Os resultados indicaram que a residência é um espaço potente de formação, no qual se utilizam metodologias ativas e desenvolve-se certa autonomia dos residentes. O processo de ensino e aprendizagem tem ocorrido nas preceptorias de modo a facilitar a integração ensino e serviço. Existem, porém, algumas limitações a serem superadas, como esclarecimento sobre os papéis dos residentes e preceptores, sobre as atividades previstas para a formação e a caracterização do perfil dos residentes ingressantes. Identificam a necessidade de fortalecimento da relação preceptor-residente, aprimoramento do acolhimento dos residentes, especialmente daqueles sem vivências de métodos ativos, e investimento contínuo na formação dos preceptores.    
  • Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
  • Idioma: Inglês;Português

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