skip to main content

Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea

Cunha, Guilherme Ribeiro Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2023-10-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Da técnica estendida ao ato de compor: aspectos sonoros, mecânicos e culturais na análise de duas práticas musicais não norte-ocidentais e na composição musical contemporânea
  • Autor: Cunha, Guilherme Ribeiro Da
  • Orientador: Mello Filho, Silvio Ferraz
  • Assuntos: Composição Musical Contemporânea; Hibridização Cultural; Técnica Estendida; Contemporary Music Composition; Cultural Hybridization; Extended Techniques
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música.
  • Descrição: As técnicas instrumentais estendidas da música contemporânea de concerto dos séculos XX e XXI têm sua intitulação entre as décadas de 1970 e 80. No mesmo período, começam a surgir os catálogos e manuais instrumentais contemporâneos, cuja parcela relevante vai se concentrar majoritariamente nos aspectos mecânicos das técnicas estendidas. Nesta pesquisa de mestrado, analisamos as técnicas estendidas catalogadas e descritas em alguns manuais instrumentais publicados entre 1970 e 2010, bem como aquelas contidas em algumas obras de compositores e compositoras do Brasil e também internacionais, objetivando seus aspectos sonoros, mecânicos e suas proposições de aspectos culturais, a partir de suas similaridades com práticas musicais de fora do contexto da música contemporânea de concerto. Para tanto, os processos analítico sonoro-musical e composicional e os processos de identificação das relações e similaridades interculturais desta pesquisa estão se unindo também às práticas composicionais, conferindo a este trabalho, além de sua parte voltada à pesquisa acadêmica, uma parte dedicada à apresentação, escuta, discussão e análise dos processos criativos de nove composições minhas escritas e performar durante este mestrado.
  • DOI: 10.11606/D.27.2023.tde-20122023-123951
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-10-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.