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Teleconsulta para o acompanhamento de usuários de aparelho de amplificação sonora individual estudo descritivo

Andressa da Costa Salgueiro Deborah Viviane Ferrari; Érika Cristina Bucuvic; Eliane Aparecida Techi Castiquini; Ticiana Cristina de Freitas Zambonato; Jerusa Roberta Massola de Oliveira; Patricia Danieli Campos; Thais Corina Said de Angelo; EIA - Encontro Internacional de Audiologia (38. 2023 Florianópolis)

Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2023

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2023

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  • Título:
    Teleconsulta para o acompanhamento de usuários de aparelho de amplificação sonora individual estudo descritivo
  • Autor: Andressa da Costa Salgueiro
  • Deborah Viviane Ferrari; Érika Cristina Bucuvic; Eliane Aparecida Techi Castiquini; Ticiana Cristina de Freitas Zambonato; Jerusa Roberta Massola de Oliveira; Patricia Danieli Campos; Thais Corina Said de Angelo; EIA - Encontro Internacional de Audiologia (38. 2023 Florianópolis)
  • Assuntos: APARELHO DE AMPLIFICAÇÃO SONORA INDIVIDUAL; ACOMPANHANTES DE PACIENTES; TELEMEDICINA; PRÁTICA CLÍNICA
  • É parte de: Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2023
  • Notas: Disponível em: https://audiologiabrasil.org.br/eia/anais-trabalhos-consulta/993. Acesso em: 7 ago. 2023
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: A consulta de acompanhamento nas primeiras semanas após a adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), recomendada nas diretrizes de boas práticas nacionais e internacionais, permite, dentre outras, que o fonoaudiólogo conheça a experiência do usuário com o uso da amplificação e solucione potenciais problemas e dificuldades. A oferta destas consultas presenciais pelos serviços públicos de reabilitação auditiva, em um intervalo de tempo apropriado, é dificultada por fatores geográficos, econômicos e de estruturação da rede de cuidados à pessoa com deficiência auditiva. Desta forma, as consultas realizadas a distância (teleconsultas) podem ser uma alternativa viável. Objetivos: Descrever os resultados obtidos com as teleconsultas de acompanhamento para a resolução de problemas reportados por usuários de AASI. Metodologia: Estudo descritivo e retrospectivo (aprovação CEP n° 5.682.625) com análise de banco de dados. Um total de 239 teleconsultas síncronas (Google Meet), realizadas por um único fonoaudiólogo, obedeceram aos critérios de inclusão. Os participantes (média de idade: 60,6±22,3 anos; 54,8% mulheres) possuíam majoritariamente nível socioeconômico baixo superior e perda auditiva sensorioneural de grau moderado e simétrica, sendo novos usuários de AASI do tipo retroauricular com molde (63,18%), tubo fino (12,13%), receptor no canal (1,26%), intracanal (17,57%) e microcanal (5,86%). Estes indivíduos foram solicitados a relatar potenciais problemas com o uso do AASI e, em seguida, orientações e demonstrações foram realizadas pelo profissional, com vista a solucioná-los. A infraestrutura disponível não permitiu a realização de ajustes remotos da programação do AASI. O benefício com o uso do AASI foi avaliado por meio da aplicação do questionário International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA).
    Resultados: Os acompanhantes estiveram presentes em 58,5% das teleconsultas, sobretudo para auxiliar o participante no manejo dos recursos tecnológicos (exemplo: smartphone, plataforma Google Meet) e manipulação do AASI. A maioria (64,4%) dos participantes relatou usar o AASI por mais de 8 horas diárias. Do total de participantes, 56 (24%) não apresentaram problemas e 183 (76%) reportaram problemas, sendo os mais frequentes: (a) compreensão da fala (62,29%), sobretudo quando o falante usava máscara; (b) acoplamento do AASI a orelha (36,61), principalmente com o molde auricular; (c) sensação de intensidade (32,78%), destacando-se amplificação fraca; funcionamento do AASI (16,93%) e microfonia (13,66%). Destes 183 indivíduos, 42 (23%) tiveram suas queixas resolvidas via teleconsulta e 141 (77%) necessitaram de consultas presenciais. A pontuação total média do IOI-HA foi alta tanto para os usuários que não reportaram (33,90 ± 1,16) como para os que reportaram problemas (32,36±2,40) indicando benefícios com AASI. Conclusão: O acompanhamento via teleconsulta foi realizado com sucesso para 41% do total dos participantes. A taxa de resolução de problemas com o AASI ainda é relativamente baixa (41%) podendo ser incrementada com a inclusão de possibilidade de ajustes remotos na programação do dispositivo, assim como via fornecimento de programas voltados ao gerenciamento da comunicação.
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p.993.
  • Idioma: Português

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