skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA

Pinto, Helena

Educação & sociedade, 2022, Vol.43 [Periódico revisado por pares]

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NUM MUNDO EM MUDANÇA
  • Autor: Pinto, Helena
  • Assuntos: Consciência patrimonial ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação ; Glocal ; Identidades ; Perspectivas ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Educação & sociedade, 2022, Vol.43
  • Descrição: RESUMO Todas as formas de património cultural, materiais ou intangíveis, têm algo em comum: o facto de lhes ter sido atribuído significado. No entanto, há diversas interpretações sobre um bem patrimonial, geralmente em função dos quadros conceptuais e crenças relevantes para cada pessoa ou comunidade. Enquadrar o património numa narrativa única traz consigo o risco de reforçar estereótipos e atrair movimentos populistas. Hoje, mais do que nunca, a Educação Patrimonial necessita proporcionar uma compreensão multiperspectivada, quer por jovens, quer por educadores, do passado e do presente, assim como uma consciência patrimonial progressivamente fundamentada. Pretende-se refletir sobre esses tópicos com um enfoque glocal, em algumas especificidades dos contextos português e iberoamericano. ABSTRACT All forms of cultural heritage, whether material or intangible, have something in common: the fact that they have been given meaning. However, there is a diversity of interpretations on the heritage goods, usually depending on the conceptual frameworks and beliefs that are relevant to each person or community. Framing heritage in a single narrative carries the risk of reinforcing stereotypes and attract populist movements. Today, more than ever, Heritage Education needs to offer possibilities for a multiperspectivated understanding by young people and educators about the past and the present, as well as for a progressively grounded heritage awareness. It is intended to reflect on these topics with a glocal focus in some specificities either in the Portuguese or in the Iberoamerican contexts. RESUMEN Todas las formas de patrimonio cultural, materiales o inmateriales, tienen algo en común: han sido dotadas de significado. Sin embargo, existe una diversidad de interpretaciones, sobre un bien patrimonial, que suele depender de los marcos conceptuales y las creencias relevantes para cada persona o comunidad. Enmarcar el patrimonio en un único relato conlleva el riesgo de reforzar los estereotipos y atraer a los movimientos populistas. Hoy, más que nunca, la Educación Patrimonial necesita desarrollar una comprensión multiperspectivada por los jóvenes y educadores en relación al pasado y al presente, y una conciencia patrimonial progresivamente fundamentada. Se pretende reflexionar sobre estos temas con un enfoque glocal, en algunas especificidades en los contextos portugués e iberoamericano.
  • Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.