skip to main content

Motivação acadêmica e sua relação com o desempenho acadêmico um estudo com alunos do curso de gradução em Administração

Gustavo Salomão Viana Adriana Backx Noronha Viana

Revista Administração em Diálogo - RAD São Paulo v. 19, n. 1, p. 64-88, jan./fev./mar./abr. 2017

São Paulo 2017

Acesso online

  • Título:
    Motivação acadêmica e sua relação com o desempenho acadêmico um estudo com alunos do curso de gradução em Administração
  • Autor: Gustavo Salomão Viana
  • Adriana Backx Noronha Viana
  • Assuntos: MOTIVAÇÃO DO ALUNO; RENDIMENTO ESCOLAR; CURSO DE GRADUAÇÃO; ADMINISTRAÇÃO
  • É parte de: Revista Administração em Diálogo - RAD São Paulo v. 19, n. 1, p. 64-88, jan./fev./mar./abr. 2017
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2017
  • Notas Locais: A Biblioteca da FEA possui cópia digital do artigo
  • Descrição: Considerando a importância do ensino de Estatística para a formação do administrador, bem como a relevância da motivação acadêmica para o bom desempenho dos alunos, surge como objetivo de pesquisa: investigar o modo como se dá a interação da motivação acadêmica, tanto em relação à nota, quanto em relação à autopercepção de desempenho, dos alunos nas disciplinas de Estatística do curso de Administração. Utilizou-se uma amostra de 278 graduandos em Administração respondentes de um questionário que abordou aspectos de autopercepção de desempenho, Escala de Motivação Acadêmica e caracterização (perfil). A pesquisa verificou uma maior desmotivação nos alunos do sexo masculino em relação ao feminino, assim como identificou haver diferença do nível de desmotivação em função da área de interesse do aluno. Como conclusão principal verifica-se que o relacionamento entre os tipos de motivação e o desempenho acadêmico caracteriza-se como área de grandes discussões, necessitando de pesquisas futuras para uma melhor elucidação.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.