skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville

Felício, Patricia Helena Dos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2020-12-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O passado citacional no ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard:The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002) - duas parcerias com Anne-Marie Miéville
  • Autor: Felício, Patricia Helena Dos Santos
  • Orientador: Gervaiseau, Henri Pierre Arraes de Alencar
  • Assuntos: Walter Benjamin; Vídeo; Jean-Luc Godard; Ensaio Audiovisual; Cinema E História; Cinema E Artes Visuais; Anne-Marie Miéville; Cinema And Visual Arts; Cinema And History; Audiovisual Essay; Video; Walter Benjamin
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
  • Descrição: O presente estudo investiga a poética citacional do ensaísmo videográfico tardio de Jean-Luc Godard, principalmente em sua lida com a narração da história, dedicando-se especificamente aos filmes The Old Place (1999) e Liberté et Patrie (2002), ambos dirigidos em parceria com a cineasta Anne-Marie Miéville. Partindo de uma breve contextualização do desenvolvimento do ensaísmo videográfico godardiano e de seu encontro com Miéville, bem como da importância de Histoire(s) du cinéma para a formulação de uma forma reflexiva que, por meio de sua própria forma, busca dialeticamente relacionar a história do cinema e das artes plásticas com a história social, buscamos demonstrar as especificidades que ela alcançou ao longo do tempo tomando duas obras distintas como referência. Procuramos apontar as singularidades de ambos os filmes e, fazendo uso de um conjunto de conceitos oriundos da filosofia da história de Walter Benjamin, explicitar as implicações que oferece a constituição de uma forma bastante singular de reunir uma constelação citacional de matérias expressivas para narrar a história. Ao fim, propomos a abertura de uma reflexão sobre como a evolução deste tipo específico de cinema desenvolveu-se até o momento final desta pesquisa, procurando contribuir para a percepção da originalidade estético-política de Godard na criação de uma forma que pretende, enquanto pensa, re-escrever a história a contrapelo.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-09032021-233707
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2020-12-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.