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Estratégias para sensibilizar a notificação de eventos adversos

Abjaude, Samir Antonio Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto 2021-04-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Estratégias para sensibilizar a notificação de eventos adversos
  • Autor: Abjaude, Samir Antonio Rodrigues
  • Orientador: Pereira, Leonardo Régis Leira
  • Assuntos: Farmacovigilância; Sistemas De Notificação De Reações Adversas A Medicamentos; Segurança Do Paciente; Atitude Do Pessoal De Saúde; Revisão Sistemática; Efeitos Colaterais E Reações Adversas Relacionados A Medicamentos; Idoso; Pharmacovigilance; Patient Safety; Adverse Drug Reaction Reporting; Drug-Related Side Effects And Adverse Reactions; Attitude Of Health Personnel; Aged; Adverse Drug Reaction Reporting Systems; Systematic Review
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução. A notificação de eventos adversos para o gerenciamento de risco é um indicador para avaliar a segurança do paciente nos estabelecimentos de saúde, no entanto, à subnotificação e a notificação de baixa qualidade prejudicam a avaliação do risco/benefício da utilização de medicamentos. Objetivo. Identificar os problemas relacionados a notificação dos eventos adversos a medicamentos (EAM) e propor estratégias de prevenção destes eventos para promoção da segurança do paciente. Método. Foi realizado um estudo multi-método em que diferentes tipos de métodos de pesquisa foram utilizados para explorar o fenômeno de pesquisa \"notificação de evento adverso\". O método observacional foi realizado no estudo I do qual uma aplicação de análise detalhada de monitorização intensiva do farmacêutico com uso de instrumentos clínicos na identificação de eventos adversos. Enquanto, a revisão sistemática foi utilizada nos estudos II, III e IV que tiveram um escopo internacional contemplando fatores e estratégias na prevenção de eventos adversos. Já o relato de caso foi utilizado no estudo V que relata a importância do ensino da farmacovigilância na grade de formação do profissional para capacita-lo no gerenciamento de risco. Resultado. Estudo I: O uso do medicamento anticolinérgico com carga anticolinérgica cognitiva, superior ou igual a três, em idosos não alterou o número de EA, mas aumentou o tempo de internação com relação aos pacientes em uso de medicamentos com carga anticolinérgica cognitiva inferior a três. Por isto foi observado que a implantação de um rastreador de medicamentos com carga anticolinérgica maior ou igual a três pode ser uma estratégia de prevenir EAM em idosos. Estudo II: As sete principais categorias que sensibilizam as notificações de EAM nos profissionais de saúde são o Conhecimento de EAM, Incentivo, Métodos de notificação, Intervenção Educativas, Gerenciamento de Risco, Material Educativo e Responsabilidade do Profissional. É provável que múltiplas categorias associadas em uma educação continuada possam causar uma maior motivação em notificação dos EAM. Estudo III: As atuações efetuadas pelo farmacêutico, os tipos de intervenções para prevenção de eventos adversos observados foram: 1) reconciliação medicamentosa; 2) acompanhamento farmacoterapêutico; 3) revisão da farmacoterapia; 4) avaliação de medicamentos potencialmente inapropriados; 5) discussão com a equipe de saúde; 6) educação do paciente sobre o uso correto de medicamentos; 7) orientação do cuidador; 8) orientação na alta; e 9) acompanhamento após a alta. Estas intervenções múltiplas, juntamente com a utilização de instrumentos clínicos, melhoram o impacto do farmacêutico na saúde de idosos hospitalizados. Estudo IV: As bases de dados online tradicionais em farmacovigilância são as que demonstram, com mais frequência, a contribuição do paciente na notificação de EAM, apesar dos números de relatos estarem somados com os realizados pelos profissionais da saúde. Aplicativos para celular e a mineração de dados nas mídias sociais para identificar suspeitas de EAM relatadas pelos pacientes também foram estratégias identificadas. Estudo V: A adição da disciplina de farmacovigilância ao currículo de graduação é uma estratégia de educação inovadora para cursos da área de saúde com a finalidade de facilitar o treinamento de futuros profissionais de saúde na aquisição de competência em relação aos medicamentos pós-comercialização. A aprendizagem experimental e simulações devem ser implementadas para desenvolver essas competências em relação à farmacovigilância. Conclusão. Por fim, acredita-se que o conhecimento, a atitude e a habilidade só podem ser modificados pela formação direcionada aos eventos adversos dos medicamentos pós comercialização, assim espera-se amenizar as causas de subnotificação tornando os futuros profissionais de saúde mais capacitados para desenvolver orientações, ações educativas para orientar e conhecer as condutas necessárias para promover a segurança do paciente.
  • DOI: 10.11606/T.60.2021.tde-29092021-061542
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-04-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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