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Crítica e delírio: a noção de insight em psicanálise e psiquiatria

Alves, Karen Cristina Martins

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2014-04-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Crítica e delírio: a noção de insight em psicanálise e psiquiatria
  • Autor: Alves, Karen Cristina Martins
  • Orientador: Dunker, Christian Ingo Lenz
  • Assuntos: Crítica; Psiquiatria; Jacques Lacan; Insight; Delírio; Delusion; Critical; Psychiatry
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Debates de psiquiatria contemporânea apontam que tanto a definição de delírio como a de crítica levantam dificuldades terminológicas que levam a imprecisões clínicas. Uma destas situações diz respeito principalmente à progressão do delírio em direção a uma recusa do tratamento, o que tem sido descrito pela literatura psiquiátrica de maneira genérica como ausência de insight, ausência de consciência da doença mental, ausência de crítica e até como simples não adesão ao tratamento. Com intuito de contribuir para essa dissensão a partir da psicanálise sugerimos que, assim como outros fenômenos ligados ao inconsciente, o delírio pode ser redefinido a partir da capacidade do sujeito em criticá-lo, o que depende da reordenação perceptiva (insight) de aspectos do próprio delírio. Como a terminologia da crítica está presente na filosofia e história da psicopatologia, discutimos modificações no delírio que vão de Kant a Pinel, de Freud à tese de doutoramento de Lacan. A crítica é uma atividade do juízo que pode estar ligada à interpretação e à reordenação perceptiva (insight), mas pode ser também fruto da atividade das instâncias críticas do sujeito. A fim diferenciar esses dois tipos de crítica que encontramos, crítica do delírio e no delírio, sugerimos considerá-la como uma modalidade de implicação subjetiva, ligada a síntese das representações, intencionalidade do juízo e responsabilidade da conduta
  • DOI: 10.11606/D.47.2014.tde-03102014-152044
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2014-04-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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